plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DICAS DE VERÃO

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão

Durante o verão amazônico, a hidratação e os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

Imagem ilustrativa da notícia Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão camera Os cuidados com a pele e a hidratação devem ser redobrados. | Reprodução

É comum que durante o verão amazônico as pessoas se preocupem mais em manter uma alimentação saudável por ser marcado pelas altas temperaturas que podem passar dos 36° C. Especialistas alertam que esse período mais quente do ano pode prejudicar a saúde e com isso, os cuidados com a pele e a hidratação devem ser redobrados.

Em entrevista ao DOL, a nutricionista Isabela Albuquerque deu dicas de alimentos que não podem faltar durante as altas temperaturas. Ela reforça que a ingestão de alimentos mais leves e refrescantes são essenciais para combater o calor e manter a saúde em dia durante a estação.

“Alimentos hidratantes (ricos em água) devem ser consumidos diariamente, principalmente no verão, já que transpiramos muito mais em dias quentes. A desidratação é um fator bastante danoso para o metabolismo e o funcionamento do corpo em geral", alerta a profissional.

A nutricionista Isabela Albuquerque
📷 A nutricionista Isabela Albuquerque |Arquivo Pessoal

Isabela também aponta alguns alimentos indispensáveis nesse período. “Consumir alimentos como chuchu; melancia; pepino; melão e saladas variadas com folhas verdes e legumes são ótimas escolhas para o verão, podendo acrescentar uma proteína, como um frango grelhado, sem fritura", recomenda.

Outros alimentos ricos em líquidos como os chás; água de coco e sucos naturais também ajudam na hidratação do organismo.

Evite

O consumo dos alimentos industrializados nesse período devem ser evitados. “Em dias quentes é interessante que se evite alimentos gordurosos, pesados, frituras, ultraprocessados. A digestão deles é mais lenta, portanto é preciso que a pessoa faça mais esforço para realizar as tarefas do dia a dia, o que não é tão agradável no verão", destaca Isabela.

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão
📷 |Reprodução

Refresque-se

Aposte em sucos refrescantes que vão ajudar na hidratação do corpo, como laranja, limão, abacaxi com hortelã, acerola e melancia. Segundo a nutricionista, esses "sucos vão ajudar a repor a hidratação no nosso corpo, além de serem antioxidantes, também são ricos em vitamina C".

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão
📷 |Reprodução

Sorvete saudável

Durante o calor, o desejo pelo consumo de alimentos gelados, como os sorvetes só crescem, porém, é importante lembrar que ele é um alimento gorduroso e nada saudável. Para quem não dispensa aquele bom sorvetinho e quer consumir sem peso na consciência, a nutricionista ensina como preparar um sorvete natural para se refrescar sem medo.

“Podem fazer um sorvete leve, refrescante e saudável, feito em casa. Pode usar um pouco de leite líquido, de preferência desnatado, para evitar gordura ou iogurte desnatado, frutas congeladas da sua preferência e adoçar com adoçante ou mel, se desejar. Em caso de uma pessoa diabética, a melhor opção é não adoçar, o doce da fruta já é o suficiente. Pode usar frutas como morango, banana, kiwi, manga. A banana é uma ótima fruta para servir como base para esse sorvete, deixando ele mais cremoso e pode ser misturada com outras", explica a nutricionista.

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão
📷 |Reprodução

Bronzeado em dia e com saúde

Para quem não dispensa aquela marquinha do verão, a profissional também dá dicas para manter a pele saudável e bronzeada por mais tempo.

“Para pegar um bronze é ótimo ter como aliada a cenoura, ela é rica em betacaroteno, responsável pela produção de melanina, o que garante o desejado bronzeado. Um alimento que também ajuda nesse processo de bronzeamento é a melancia, essa fruta possui o licopeno, molécula que confere a cor avermelhada à fruta, que protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas. A dica é tomar um suco de cenoura com melancia enquanto pega um sol, por exemplo", garanta a especialista.

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão
📷 |Reprodução

Beba água

Além de tudo isso, o mais importante é beber bastante água. No verão, principalmente, há uma grande perda de fluidos e nutrientes por meio do suor, portanto beber água é essencial para a reposição desses nutrientes, evitando problemas como fadiga, desidratação, entre outros.

“E caso vá ingerir álcool nesse verão, ele também é um dos fatores que ajudam na desidratação do organismo. Então, faça ainda mais da água a sua melhor amiga, hidrate-se sempre!", finaliza a nutricionista.

LEIA TAMBÉM:

Fisioterapeuta alerta sobre câimbras durante o verão

Moda praia 2023: tendências para você arrasar nesse verão

Confira dicas de cuidados com idosos no verão

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias