Sistema de Segurança Pública do Pará atuou com ostensividade neste último final de semana de julho (29 e 30), na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense. Mais de 100 veículos com sons automotivos foram abordados. Um veículo foi apreendido e uma pessoa na Operação “Patrulhão do Silêncio”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos da área, dentro da Operação Verão 2023.
O comboio da segurança pública começou as atividades pouco antes das 6 h, realizando a “varredura” nos carros estacionados na Praia do Atalaia. O trabalho foi iniciado no atalho da Ponta da Sofia e finalizado na rampa de acesso à praia. O objetivo foi retirar os veículos com sons automotivos, que ainda ocupavam a faixa de areia até o início da manhã. Neste domingo (30), mais de 50 carros foram abordados.
“Nosso comboio da segurança pública se desloca pontualmente as 6 h, composto por todas as viaturas do Sistema de Segurança, com a finalidade de retirar esses veículos, cumprindo a determinação do Sistema, para que possamos manter a ordem e a preservação da praia. Onde tem som automotivo funcionando após esse horário, nós fazemos a abordagem. Aqueles que desacatarem a ordem, que estiverem sem a documentação necessária do veículo ou apresentarem estrutura de som totalmente fora dos padrões estabelecidos, fazemos a apreensão do veículo e aplicamos medidas cabíveis aos proprietários”, explicou o coordenador de Operações da Segup, coronel Marcos Aurélio Lopes.
Vídeo: praticante de kitesurf é regatado em praia de Salinas
Nas ações foi apreendido um veículo e uma pessoa foi presa por desacato à autoridade. Dentre os veículos abordados, um apresentava uma estrutura fora dos padrões estabelecidos, infringindo às leis ambientais e de trânsito.
“Durante a madrugada do sábado identificamos também uma carreta montada com uma super estrutura de festa, com pilares de sustentação, som, treliça, gerador de alta potência, indo contra a legislação ambiental e de trânsito. Realizamos a desmontagem dessa estrutura, e o proprietário vai responder pelos crimes de poluição sonora e infrações dentro da legislação do Código de Trânsito”, informou o coronel Marcos Aurélio.
Meio ambiente - No sábado (29), as equipes do “Patrulhão do Silêncio” retiraram 22 carros que ultrapassaram a barreira de contenção fixada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), para a preservação e manutenção do berçário das tartarugas na área de exclusão na Praia do Atalaia. Os veículos foram retirados e as equipes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizaram os procedimentos legais contra os proprietários. A área de preservação das tartarugas foi novamente delimitada, e a segurança no local reforçada pelos agentes do Estado e servidores do Ideflor-Bio.
Participaram da Operação “Patrulhão do Silêncio” agentes das polícias Civil, Militar e Científica, Segup, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Detran.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar