plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ACÚMULO DE LIXÕES NA CIDADE

Prefeitura atrasa coleta de lixo de Belém em 5 meses

O problema se agravou porque há 5 meses a Prefeitura não paga as empresas que recolhem o lixo na capital.

Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura atrasa coleta de lixo de Belém em 5 meses camera O lixo espalhado pela capital tem efeito danoso para a imagem da cidade em meio a eventos que reúnem centenas de autoridades. | Foto: João Gomes/Comus

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) orienta as escolas particulares, diretamente impactadas pelo percurso de escoltas das delegações dos países participantes da Cúpula da Amazônia, hoje (8) e amanhã, que adotem horários especiais para o desenvolvimento das atividades letivas. O objetivo é minimizar possíveis transtornos no fluxo de trânsito nas áreas próximas às escolas, conforme ficou definido em reunião realizada com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado (Sinepe) e com a direção das unidades escolares.

LIXO

Belém vive dias movimentados, com um grande fluxo de visitantes devido aos eventos preparatórios para a COP 30, enfrentando uma de suas piores crises na coleta de lixo urbano. São muitos os pontos de acúmulo de resíduos sólidos em praticamente todos os bairros. O problema se agravou porque há 5 meses a Prefeitura não paga as empresas que recolhem o lixo na capital. O mais grave é o efeito danoso para a imagem da cidade em meio a eventos que reúnem centenas de autoridades, pesquisadores e jornalistas do Brasil e do exterior.

REPERCUSSÃO

A declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, defendendo que o eixo Sul-Sudeste se separe do resto do país, foi respondida em Belém pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. “As chuvas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste são produzidas pela Amazônia e os povos originários são responsáveis pela maior parte da preservação dessa floresta”, afirmou. Disse que 75% do PIB da América do Sul estão relacionados às chuvas produzidas pela Amazônia. “Quem mede nosso peso pela nossa quantidade precisa entender um pouco mais de qualidade”, acrescentou.

DISCURSO

Representantes do Marajó presentes aos eventos reclamaram que os discursos dos técnicos e especialistas abordam sempre as mesmas mazelas: baixos IDHs e Ideb, sem apresentar soluções efetivas a fim de reduzir as desigualdades regionais. Ao mesmo tempo, aplaudiram com entusiasmo o governador Helder Barbalho (MDB), que anunciou investimentos de 100 milhões de dólares do Banco Mundial para investimentos na área social nos próximos cinco anos.

BIENAL

Em visita a Belém para o I Fórum Internacional de Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, prestigiou a Bienal das Amazônias, exposição que reúne mais de 120 artistas da Pan-Amazônia no prédio onde funcionou a loja Y. Yamada no centro de Belém. “Todo mundo tem que vir aqui conhecer esse trabalho de reflexão. A gente precisa aprender mais sobre a visão amazônica do mundo. É muita coisa e tudo muito lindo”, declarou, emocionada, ao lado da secretária de Cultura, Úrsula Vidal.

POLPA

Uma pesquisa de doutorado desenvolvida com resíduos de inajá e de açaí, resultantes da prensagem da polpa das frutas para a extração de óleo, revelou que eles são ricos em compostos bioativos com atividade antioxidante e anti-inflamatória. Publicados nas revistas científicas Food Research International e Foods, os resultados são inéditos, já que esses resíduos ainda não haviam sido investigados cientificamente. Confirma a abundância de propriedades bioativas nas frutas nativas da região amazônica.

LINHA DIRETA

Só dois anos depois de implantada a modalidade governança, o Conselho de Administração da Unimed Belém instalou os Comitês de Risco/Integridade e o de Auditoria. Há quem diga que para atrapalhar a atual Diretoria Executiva da cooperativa.

Os novos dirigentes foram eleitos por mais de 65% dos cooperados depois de afastados os diretores anteriores. Houve tentativa de impedir a posse à época e a Justiça do Pará foi acionada para garantir a decisão da Assembleia Geral.

A Uepa a inscreve até o dia 12 projetos de extensão para comunidades remanescentes quilombolas das regiões de integração do Estado. Serão selecionados até 60 projetos.

A seleção tem como objetivo disseminar conhecimentos, trocar experiências e promover ações estratégicas no âmbito da extensão universitária. Informações: (91) 3299-2279/3299-2262/3299-2264 ou pelo e-mail [email protected].

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) inicia no dia 17 a programação do Programa de Interiorização “Conversando com o Controle Interno” em Altamira, às 10h.

Os apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) possuem enorme dificuldade em entender que ameaça é crime configurado no Código Penal.

Os portais que noticiaram a prisão de um homem que ameaçou atirar no presidente Lula (PT) em Santarém, no fim de semana, estão recheados de comentários de leitores indignados com o fato de ter sido preso, demonstram apoio ao desejo do acusado e ainda dizem que tal demonstração é liberdade de expressão. Difícil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias