A Cúpula da Amazônia encerra nesta quarta-feira (9). O evento, realizado no Centro de Convenções do Pará - Hangar, reúne lideres dos oito países que integram o OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), além de convidados de outras nações e representantes técnicos.
O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve presente na mesa de debate na cúpula e destacou que ao falar da preservação da Amazônia, é preciso considerar e discutir sobre as pessoas que vivem na região, que, em sua maioria, estão nas cidades.
"No encontro que tivemos no Diálogos Amazônicos, um dos pontos que observamos foi que se queremos de fato tratar da preservação da Amazônia, nós precisamos considerar o povo da Amazônia, e a maioria vive nas cidades. O Brasil, como bem disse o presidente Lula, a ministra Marina [Silva] e outro, não vai fugir a suas obrigações quanto a questão de preservação do meio ambiente", declarou o ministro.
+ destaca que Cúpula em Belém é fundamental para COP28
Jader Filho destacou que é preciso ter atenção no meio da pauta ambiental para o povo amazônida. O ministro apontou que nos últimos anos, as cidades têm sofrido, seja com as questões do meio ambiente ou qualidade de vida das pessoas.
+ Jader Filho será agraciado hoje com Medalha de honraria
+ Filho defende parcerias para metas em Saneamento
O ministro levantou a possibilidade de haver uma ação conjunta entre os ministérios dos países para encontrar soluções para as cidades da Amazônia. Além disso, Jader Filho apresentou as propostas discutidas no "Diálogos Amazônicos" para tentar melhorar a vida das pessoas que vivem na região.
"Por isso nós apresentamos duas propostas no Diálogos Amazônicos, uma delas fala de ouvir os atores locais, porque dali sabe-se quais são as soluções. Além da degradação da nossa floresta, nós precisamos falar também da degradação das nossas cidades, que ano após ano têm sido degradadas, seja na questão do meio ambiente, ou propriamente na qualidade de vida das pessoas. E quando a gente fala em pessoas na Amazônia, é bom que se diga que elas vivem nas cidades amazônicas", concluiu Jader Filho.
VEJA O VÍDEO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar