É cientificamente comprovado que Belém é a capital mais chuvosa de todo o Brasil, porém a estiagem característica do verão amazônico já perdurava algumas semanas e os moradores da cidade já estavam desacostumados com as tradicionais chuvas da tarde.
Provando que o imprevisível é sempre possível, Belém vive seu 2º dia com chuvas fortes e intercaladas com tempo aberto e muito sol. Coincidentemente, os temporais caíram nos dois dias em que foi realizada a Cúpula da Amazônia, que trouxe diversas autoridades estrangeiras, jornalistas e visitantes de outros países.
Veja também:
Chuva derruba árvores e causa queda de energia em Belém
Cúpula: Belém tem pontos de lentidão na noite desta terça
Nesta quarta-feira (9), a chuva deu as caras por volta das 13h, deu lugar ao sol e reapareceu às 15h, com um tempo bastante fechado. Por esta razão, algumas ruas da capital paraense apresentaram pontos de alagamento e vias tiveram o trânsito afetado pela força das águas.
Nas imediações do canal da Quintino, no bairro da Cremação, a Avenida Engenheiro Fernando Guilhon ficou alagada e veículos tiveram dificuldades em passar pelo trecho. Perto dali, na rua dos Pariquis, os cruzamentos com as travessas Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa também foram para o fundo, assim como o cruzamento da rua dos Mundurucus com a Avenida Alcindo Cacela.
Longe do centro, alguns bairros também tiveram ruas alagadas. No Conjunto Maguari, a água tomou conta de várias vias e fez com que os moradores fossem obrigados a caminharem no meio do alagamento. Situação parecida ocorreu nos bairros do Tapanã e Telégrafo. Veja os vídeos abaixo:
TRÂNSITO
Como já era de se esperar, o trânsito, já bastante comprometido por conta do horário de pico, ficou ainda pior. Nas principais avenidas da cidade que interligam Belém aos outros municípios da Região Metropolitana, engarrafamentos exigem paciência dos condutores.
No aplicativo Waze, o tráfego aparece congestionado nas avenidas Almirante Barroso, João Paulo II, Senador Lemos, Augusto Montenegro, Independência e Mário Covas. A rodovia BR-316 também registra vários pontos de lentidão ao longo da extensão da via.
CONFIRA EM TEMPO REAL:
https://ul.waze.com/ul?ll=-1.42378457%2C-48.45039368&navigate=yes&zoom=13&utm_campaign=default&utm_source=waze_website&utm_medium=lm_share_location
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar