Faltando pouco mais de um mês para o Natal dos paraenses, o clima de Círio de Nossa Senhora de Nazaré já começa a contagiar a cidade de Belém. O comércio da capital segue o ritmo, já que os preparativos começaram bem antes do mês de agosto e os comerciantes nutrem altas expectativas de vendas.

Em uma tradicional loja de artigos religiosos católicos, situada na avenida Nazaré, próximo à Basílica, fitas coloridas de lembranças do Círio; escapulários personalizados; lembranças para batismo; camisetas; mantos e imagens de Nossa Senhora, de variados tamanhos, materiais e pinturas, são parte do acervo totalmente renovado à disposição de clientes advindos de várias regiões do Pará, do Brasil e do mundo, como conta a proprietária da loja, Nilza Silva, de 61 anos.

De acordo com ela, os preparativos para a maior festa católica do mundo começaram ainda no início do ano. “Em março já começo a fazer as encomendas junto ao fornecedor, porque como esses artigos são consumidos especialmente aqui, no Pará, por devotos de Nossa Senhora de Nazaré, nós mandamos preparar adornos, chaveiros, camisetas e blusas exclusivas, conforme os gostos e pedidos de nossos clientes e nos encaminham do jeitinho que eles querem”, explica.

“As vendas já estão bem aquecidas, pela manhã estamos recebendo muitos clientes atrás das imagens e lembrancinhas também, como fitas, chaveiros, lembranças em geral. As pessoas chegam aqui já no intuito de levar algo para alguém que mora fora do Estado ou para si mesmas”, conta.

Leia mais:

Círio: imagens do treino da Guarda e revisão das estações

Balão com elementos do Círio viraliza e gera reclamação

E claro, como todo bom comerciante, Nilza investiu em novidades e originalidade. Neste ano, são as imagens sacras exclusivas da Nazinha em madeira crua policromada. Algumas são pintadas à mão, no estilo barroco, que empregam realismo mesclando cores claras e escuras e imprimem singularidade.

“Todo ano nós trazemos novidades e neste ano as imagens em madeira foram nossa aposta até porque foram pedidos de clientes. Nossas expectativas estão nas alturas, estamos com a loja recheada de produtos e ainda vai chegar mais! Ano passado já foi bom e a tendência é que este ano seja ainda melhor! Ainda vamos receber mais produtos, então o que já está sendo bom vai melhorar”, diz.

ESTOQUE

Belém, Pará, Brasil. Cidade. Expectativa de quem aproveita o período do Círio de Nazaré para vender artigos que remetem à Nossa Senhora de Nazaré. Na foto, Lourdes Ferreira, 65 anos, ambulante. 25-08-2023. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
📷 Belém, Pará, Brasil. Cidade. Expectativa de quem aproveita o período do Círio de Nazaré para vender artigos que remetem à Nossa Senhora de Nazaré. Na foto, Lourdes Ferreira, 65 anos, ambulante. 25-08-2023. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará. |(Wagner Santana)

Em um ponto também estratégico, ao lado da Basílica de Nazaré, a autônoma Lourdes Ferreira, de 65 anos, também sente o clima de Círio e todas as bonanças que ele traz, especialmente nas vendas. Entre fitas coloridas, terços feitos à mão, camisas e banners com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a banca de Lourdes chama atenção de turistas que já circulam na capital paraense e visitam a casa da Rainha da Amazônia.

“Já tem muita gente de fora comprando e as pessoas que moram aqui também estão comprando lembrancinhas para presentear parentes. Nos últimos 15 dias já estamos sentindo essa movimentação que o Círio traz”, comenta.

Lourdes conta que normalmente trabalha às terças-feiras, quartas-feiras e aos domingos, mas quando chegam os dias de festividade “não tem isso, é desde as 6h da manhã aqui e não tem hora para acabar”, diz. Certa de que este ano será de boas vendas, ela conta que já tem um estoque de 400 camisas do Círio de Nazaré porque sabe que vai vender. “Vai ser melhor do que ano passado, e não sou apenas eu que tô falando, todo mundo está. Em 2022 as vendas já foram boas, e foi depois da pandemia, com as pessoas ainda traumatizadas, com medo de pegar a doença. Este ano já não há mais esse receio, vai ser muito melhor!”, finaliza.

Nilza Silva e Lourdes Ferreira (abaixo) estão animadas e na expectativa de fazer ótimas vendas Foto: (Wagner Santana)

MAIS ACESSADAS