No palco do festival Global Citizen, um dos maiores eventos beneficentes do mundo da música, em Nova York, no sábado (23), o governador do Pará, Helder Barbalho, assumiu o compromisso de ampliar as áreas protegidas no Estado em 1 milhão de hectares, aumentando a proteção de terras indígenas, territórios quilombolas e reservas extrativistas.

Carregando a bandeira do Brasil e do Pará, Helder Barbalho foi o único governador de Estado do Brasil a discursar no festival. A participação do chefe do Executivo paraense foi ao lado da secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, e da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara. O discurso do governador foi seguido da apresentação da cantora brasileira Anitta.

“Eu ouvi os seus apelos à ação e estou aqui para respondê-los. O Estado do Pará, no Brasil, tornou a proteção uma prioridade desde que entramos em cena. Em 2021, criamos duas novas regiões protegidas, elevando as áreas protegidas do Estado para 21 milhões de hectares em áreas protegidas. O nosso objetivo é expandir as áreas protegidas em 1 milhão de hectares até 2025, com foco principal na salvaguarda de terras indígenas e na eliminação do desmatamento ilegal”, disse o governador para uma plateia de milhares de pessoas.

Conteúdos relacionados 

“Restauraremos mais de 5 milhões de hectares de floresta até 2030 e apelamos aos líderes mundiais que se comprometam a proteger também a nossa mãe terra. Viva a Amazônia, viva o Brasil, viva o Pará”, declarou Helder Barbalho para um público de cerca de 60 mil pessoas no Central Park.

Ao final, o governador convidou o público presente no Central Park para a COP 30, em Belém, a vivenciar a importância da floresta e do povo que nela vive, no maior evento climático do mundo, na Amazônia.

O FESTIVAL

O Global Citizen Festival é um festival anual de música que reúne cidadãos globais, artistas, ativistas, líderes mundiais, filantropos, líderes empresariais e muito mais, com uma missão coletiva: acabar com a pobreza extrema. O Global Citizen Festival ocorre desde 2012. O evento coincide, este ano, com a Assembleia Geral da ONU, aproveitando a oportunidade para garantir compromissos políticos e financeiros de líderes governamentais, empresariais e filantrópicos para derrotar a pobreza, exigir equidade e defender o planeta. Entre as atrações do evento este ano estão a banda de rock norte-americana Red Hot Chilli Peppers.

Helder participou do evento ao lado da secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara Foto: Agencia Pará

MAIS ACESSADAS