A Equatorial Pará está atualmente realizando uma etapa crucial do projeto de conexão da Ilha de Cotijuba ao Sistema Interligado Nacional (SIN), com o objetivo de melhorar a qualidade, segurança e capacidade de atendimento de energia na região. Esta fase específica envolve a interligação subaquática de 5,2 km de cabos de distribuição no rio Pará, conectando o distrito de Icoaraci, parte continental de Belém, à Ilha de Jutuba, que está localizada no meio do caminho até Cotijuba. Essa iniciativa requer um investimento de R$ 42 milhões e é vista como uma demonstração do compromisso da empresa em fornecer energia de alta qualidade aos moradores.
Segundo Mauro Chaves, gerente de relações internacionais da Equatorial Pará, a contagem de benefícios será sentida em breve.
"Após a conclusão desta obra, Cotijuba estará conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O abastecimento de energia na ilha deixará de ser por usina térmica a diesel e não haverá limitações, e sim mais confiabilidade de uso. Assim, novos empreendimentos se instalarão na ilha gerando emprego e renda à região. Além de deixar de consumir 1.740.000.000 litros de óleo diesel por ano. Um benefício sem igual para o meio ambiente. Todas as empresas de energia do Brasil devem obedecer a um cronograma da ANEEL, por isso este investimento não foi feito antes. Cotijuba sempre teve um potencial turístico, mas com o alto investimento e pelo Pará ser um estado de grandeza continental, há de se fazer um levantamento de acordo com o impacto que essa obra merece", explica.
CONTEÚDO RELACIONADO
Benefício concede até 65% de desconto na conta de energia
O projeto de conexão de Cotijuba ao SIN, com um investimento total de R$ 61,4 milhões, beneficiará diretamente quase 4 mil clientes residentes na ilha. A implementação inicial envolveu a expansão da subestação Outeiro, a construção de redes de distribuição entre a subestação e a Orla de Icoaraci, e aprimoramentos nas redes internas de Cotijuba.
Após esta etapa de interligação subaquática entre Icoaraci e a Ilha de Jutuba, o próximo passo será a construção de 6,5 km entre Jutuba e Cotijuba. A conclusão total do projeto está prevista para 2024. Com a interligação ao SIN, a ilha de Cotijuba deixará de depender de uma usina termelétrica a diesel, o que resultará em uma melhoria significativa da qualidade da energia e contribuirá para a preservação do meio ambiente, uma vez que o combustível fóssil não será mais queimado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar