Um terreno de uma propriedade foi alvo de queimadas nesse último final de semana no bairro Destacado, município de Salinópolis, nordeste paraense. Imagens impressionantes registradas por moradores mostram a intensidade da fumaça que tomou conta de boa parte do bairro e o resultado do avanço das chamas, que devastaram a área verde do terreno.
Conteúdos relacionados:
- Fumaça cobre Teatro do Amazonas e polui ar em Manaus
- Santarém: seca compromete porto e ribeirinhos ficam isolados
Um dos vídeos compartilhados mostra a fumaça atravessada por uma via que corta o bairro. Em outro vídeo, é possível ver as chamas avançando pelo terreno da propriedade. A nuvem densa e acinzentada foi observada pelos moradores e tomou conta do céu.
No registro do cinegrafista amador, é dito que o avanço da queimada entrou pela madrugada. No dia seguinte, o verde da vegetação não existia mais. O fogo, inclusive, teria invadido os fundos de uma propriedade vizinha.
Quer mais conteúdo de Pará? Acesse o nosso canal do WhatsApp!
Queimadas e seca
Casos de queimadas têm sido cada vez mais registrados nas últimas semanas. No início do mês, o antigo lixão do Aurá, em Marabá, Região Metropolitana de Belém (RMB), foi alvo de focos de queimadas. O cheiro de queimado e a densa névoa sobrevoaram as duas cidades vizinhas, Belém e Ananindeua, por alguns dias.
Em Marabá, sudeste paraense, uma área de Preservação Permanente foi queimada por servidores públicos. Em uma pequena área, foram descartados galhos de árvores e restos de madeira, ateando fogo em seguida.