A transparência pública é uma das principais ferramentas utilizadas para a população poder ter acesso à informação de relevância para todos e, desta forma, conseguir estar a par do que ocorre dentro dos órgãos e demais entidades públicas.
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foi agraciado com o selo "Diamante" pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em virtude de seu notável desempenho na disponibilização de informações à sociedade.
A conquista é resultado de um índice de transparência de 96,52%, representando um aumento significativo de mais de 17% em comparação à avaliação realizada no ano de 2022, situando-se acima da média de 85,68% dos Ministérios Públicos de todo o Brasil.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- MPPA conquista excelência no Radar Estratégico 2023
- MPPA quer combater o uso indiscriminado de agrotóxicos
A divulgação da avaliação, que abrangeu mais de 8 mil portais públicos em todo o país, ocorreu nesta segunda-feira, 13 de novembro, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, durante o Seminário Transparência em Foco. Especialistas da área reuniram-se para debater os avanços e desafios relacionados à efetividade da disponibilização de dados públicos no Brasil.
O Radar de Transparência Pública, portal e ferramenta responsável por consolidar as informações, apresentou um panorama de avaliação de 8.045 portais públicos. De acordo com o relatório, o índice médio de transparência nacional é de 58%. O PNTP avaliou de 202 a 252 itens para compor o índice de transparência, e os portais que se destacaram receberam os selos Diamante, Ouro e Prata.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
"O selo Diamante ao Ministério Público do Pará, no Radar de Transparência Pública, testemunha o compromisso da nossa administração com os padrões exigidos pelas Cortes de Contas em todo o país, bem assim o TCU. Recebo com entusiasmo a notícia e renovo o engajamento do MPPA com as melhores práticas na administração pública. Estamos orgulhosos e honrados com mais essa conquista", destaca o PGJ César Mattar Jr.
Os dados completos estão acessíveis no site do Radar de Transparência Pública, onde é possível verificar o nível de transparência dos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas nas esferas federal, estadual e municipal, incluindo o Distrito Federal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar