O "tribunal do crime”, como são conhecidas as punições realizadas por grupos de criminosos, foi instituído no início dos anos 2000 por Marcos Herbas William Camacho, o Marcola, apontado como líder máximo do PCC. A criação ocorreu quando ele criou o setor de “disciplinas” dentro da facção. A partir daí, as outras facções, como o Comando Vermelho (CV), utilizam as práticas como forma de a "justiça" da criminalidade, vivendo em uma realidade alternativa em comparação à Constituição do Brasil.

Na noite da última terça-feira (29), durante a Operação "Polícia Mais Forte", realizada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR XII) do Marajó Ocidental, houve um acionamento após denúncias dos pais de um adolescente de 14 anos. Eles alegaram que o jovem teria sido sequestrado por indivíduos supostamente ligados a uma facção criminosa, com a finalidade de ser submetido ao chamado "tribunal do crime". Essa situação ocorreu após o menor ter sido acusado de roubar um botijão de gás no bairro da Portelinha, localizado em Portel, na Ilha do Marajó.

Mãos do adolescente após a tortura
📷 Mãos do adolescente após a tortura |Reprodução

A busca pelo adolescente começou imediatamente, mobilizando diversas equipes policiais, culminando em um confronto armado na estrada que liga Portel a Tucuruí.

Conteúdo relacionado:

Dois presos

Os suspeitos, ao serem abordados pelas forças de segurança, reagiram atirando contra os agentes policiais, portando cada um uma arma de fogo. Após perseguição, eles abandonaram a motocicleta em que estavam, e um deles buscou refúgio em uma casa, na rua Presidente Vargas. As autoridades adentraram o local e efetuaram a prisão de um suspeito identificado Edinaldo Paiva Trindade, que estava dentro de um dos quartos em posse de uma arma calibre 24, de fabricação caseira, e um moletom usado no crime. Ele não estava acompanhado com os dois na motocicleta, mas as investigações apontam o homem como cúmplice.

Moto usada no crime
📷 Moto usada no crime |Reprodução

Já Ismael Santana Jardim, esse sim, acusado de torturar o jovem, foi encontrado na rua Silvano Soares da Costa, endereço informado pelos pais da vítima.

Resgate do jovem

Em paralelo, outra parte da PM se deslocou, por volta das 2h desta quarta-feira (29), para localizar o adolescente, que ocorreu nas proximidades da estrada entre Portel e Tucuruí. O jovem relatou ter sido vítima de tortura pelos sequestradores antes de ser abandonado no local. Um dos indivíduos, supostamente associado a uma facção criminosa, foi identificado como "Danilo".

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Tortura

Em um vídeo registrado pelos policiais, a vítima exibiu as marcas dos ferimentos. Ele revelou ter sido agredido com um pedaço de pau nas mãos, costas e braços.

As investigações prosseguem para capturar o indivíduo conhecido como "Danilo", identificado tanto pela vítima quanto pelos pais.

MAIS ACESSADAS