plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAIS OPORTUNIDADES

Cidades do Pará lideram ranking de Geração de Emprego

Quatro cidades paraenses foram responsáveis pela criação de 24,7 mil dos 55 mil empregos com carteira assinada gerados em todo o Estado, no período de janeiro a outubro de 2023

Imagem ilustrativa da notícia Cidades do Pará lideram ranking de Geração de Emprego camera Canaã dos Carajás ficou atrás somente de Belém no ranking das cidades que mais criaram empregos | Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará

Com base em dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), quatro de dez cidades do Estado lideram o ranking das que mais empregam no Pará: a primeira é Belém, com 10.277 vagas criadas; seguida de Canaã dos Carajás, com 6,6 mil postos de trabalho gerados; em terceiro vem Parauapebas, com 4,4 mil postos; deixando em quarto a cidade de Marabá, que criou cerca de 3.473 vagas. Os números correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023. Em todo o Pará, foram criadas 55 mil vagas.

O supervisor técnico do Dieese, Everson Costa, reforça que o Pará hoje é o décimo Estado que mais gera emprego no país, e a capital paraense, grande centro financeiro do Estado, é movida pelo setor de comércio e serviços, respondendo sozinha por 18,5% dos empregos gerados. No entanto, Everson comenta que as cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, situadas na região sudeste do Estado, criaram juntas cerca de 26% dos postos de trabalho.

“Isso é quase um terço dos postos de trabalho gerados em todo o Estado. Dentre os 144 municípios paraenses, estes estão concentrados e diretamente ligados à indústria extrativa mineral. Claro, a gente tem ali soja, tem cabeça de gado, mas é inegável que o peso da indústria mineral extrativa ali é gigantesco”, explica o supervisor técnico sobre motivos para o aumento da empregabilidade nesses municípios.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Everson Costa ainda informa que o PIB paraense de 2021 foi de R$ 240 bilhões, o décimo maior PIB e a décima maior produção de riqueza em todo o país. Ainda segundo ele, os municípios de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, foram responsáveis por 42% deste PIB (Produto Interno Bruto).

“Então, 111 bilhões de reais, do nosso PIB, estão ligados diretamente a essa riqueza que temos aqui e, notadamente, é de se esperar que esses municípios que têm as minas, as instalações, as grandes empresas, devolvam para a economia com empregos e uma participação significativa. Claro que a gente está falando de municípios que, dependendo da sazonalidade também, eles têm uma importância e um peso, inclusive, na balança comercial nacional. Parauapebas, por exemplo, vira e mexe, figura entre os municípios que mais contribui para a balança comercial nacional. Estamos falando também de três municípios que têm uma crescente na sua indústria e também na sua estrutura”, destaca.

COP 30

O supervisor técnico do Dieese ainda reforça que o ano de 2023 foi muito bom para os setores de mineração, extração animal, vegetal e mineral do estado do Pará. Além disso, a Conferência do Clima da ONU de 2025, a COP 30, que será realizada na capital paraense, também já deve aquecer a economia e geração de empregos em 2024.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Dezembro está chegando aí. Para nós, o 13º salário, com quase 6 bilhões de reais injetados, deve movimentar ainda mais essa economia, gerando mais empregos no setor de serviços e comércio. Agora, para além da indústria, cabe lembrar que a gente tem uma construção civil, que vem entregando mais postos de trabalhos puxados pelas obras estruturantes que ocorrem por projetos minerais e da COP 30. Deve ser um ano (2024) de aquecimento e crescimento também do mercado de trabalho”, conclui.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias