Até o dia 17 de dezembro, o Comando do 4º Distrito Naval promoverá eventos culturais e cívicos em Belém, em alusão ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, data de aniversário do patrono da Marinha no Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Marquês de Tamandaré. Ao longo do século 19, ele teve destacada participação em eventos decisivos na formação de nosso País, a exemplo das guerras de Independência, Cisplatina e do Paraguai.
Joaquim Marques Lisboa dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil. Militar exemplar, Almirante Tamandaré é inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.
Confira a agenda completa:
Atendimentos médicos e odontológicos no Trapiche de Icoaraci
Profissionais do Corpo de Saúde da Marinha promovem, no dia 8 (sexta-feira), a partir das 8h, Ação Cívico-Social no Trapiche de Icoaraci. A bordo do Navio-Auxiliar "Pará", serão realizados procedimentos odontológicos e consultas médicas com Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista. Conforme necessidade, os pacientes terão acesso a exames de ultrassom e mamografia e receberão, gratuitamente, os medicamentos prescritos.
Inauguração de Monumento em homenagem a Tamandaré
Na sexta-feira (8), às 17h, no Mangal das Garças, será inaugurado um monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré. A inauguração será aberta ao público, com entrada gratuita. A iniciativa faz parte do projeto de Valorização dos Vultos Navais, que celebra a passagem do Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022). O propósito é difundir os heróis nacionais que serviram à Marinha, a fim de despertar o interesse pela História, inspirar sentimentos de civismo e orgulho dos antepassados.
Além do monumento em Belém, a Marinha do Brasil inaugurou outros monumentos em São Luís (MA), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Florianópolis (SC), além de uma estátua em Nazaré, Portugal.
Visitação ao Navio-Patrulha “Guarujá”
Nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), o Navio-Patrulha Guarujá, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, estará aberto à visitação pública, no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 11h às 16h. O Navio-Patrulha “Guarujá” foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999. É equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 46,5m de comprimento, boca de 7,5m e calado de 2,3m.
Exposição de aeronave e apresentação da Banda de Música
No dia 10, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte fará a exposição de uma aeronave Super Cougar UH-15, a partir das 10h no Shopping Bosque Grão Pará. Às 19h, no mesmo local, a Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval fará uma apresentação de músicas populares e canções militares.
Parada Naval
No dia 15, a partir das 9h, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte realizará uma Parada Naval na Baía do Guajará, com traslado de navios entre a Base Naval de Val-de-Cães e o Mercado Ver-o-Peso. A parada contará com o Navio-Auxiliar "Pará", Navio-Patrulha "Pampeiro", Navio-Patrulha "Bracuí", Aviso-Auxiliar “Soure”, duas Lanchas de Ação Rápida e duas Lanchas de Operações Ribeirinhas.
Visitação ao “Navio da Santa” e ao Navio-Patrulha “Bocaina”
Nos dias 16 e 17, o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, responsável, desde 1999, pela condução da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio Fluvial, estará aberto à visitação pública, no Cais da Escadinha, das 11h às 16h. Na proa do Navio, uma imagem da “Padroeira da Amazônia” ficará exposta aos visitantes, sob os cuidados da Guarda de Nazaré.
O NHo “Garnier Sampaio” foi adquirido pela Marinha do Brasil em 1995 (antes, pertencia à Marinha Real Britânica), devido à demanda por um navio balizador de alto-mar para emprego na manutenção de sinais flutuantes de grande porte. O nome homenageia o oficial submarinista Vice-Almirante Hélio Garnier Sampaio.
Subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), Organização Militar do Comando do 4º Distrito Naval, com sede em Belém, o NHo "Garnier Sampaio" tem 47,6 metros de comprimento, 10,5m de boca (largura) e 3,1m de calado (distância entre a quilha e a linha d'água). Sua tripulação é composta por 35 militares.
Ao lado do “Navio da Santa”, estará atracado o Navio-Patrulha “Bocaina”, também aberto à visitação pública, das 11h às 16h. O NPa “Bocaina” foi incorporado à Marinha do Brasil em 10 de julho de 1998. É equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 47,6m de comprimento, boca de 10,5m e calado de 3,1m.
Cerimônia cívico-militar
No Dia do Marinheiro, 13 de dezembro (quarta-feira), o Comando do 4º Distrito Naval realiza a cerimônia cívico-militar de imposição da Medalha Mérito Tamandaré, concedida a autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. O evento será realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, para convidados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar