As ações de proteção ambiental do Rio Xingu, as atividades de descarbonização da matriz energética e a instalação de tanques de psicultura levaram a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a conquistar o Prêmio IFC (Fish Congress & Fish Expo Brasil) Amazônia, na categoria Sustentabilidade.
A premiação foi neste domingo (03), durante a cerimônia de abertura. O evento, realizado em Belém, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, acontece até a próxima terça-feira (05). O principal objetivo do encontro é destacar a produção de pescado como alternativa econômica sustentável para a floresta e habitantes da região.
O prêmio IFC Amazônia tem cinco categorias: Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas, Inovação e Pesquisa, Pescado e Aquicultura.
A escolha dos vencedores de cada uma delas ocorreu em duas etapas. Na primeira, um comitê interdisciplinar citou, espontaneamente, projetos e empresas. O grupo é composto por cerca de 20 membros, entre consultores, pesquisadores e professores acadêmicos, órgãos públicos, associações e representantes de pescadores e aquicultores.
Na segunda parte da seleção, o colegiado escolheu entre os trabalhos mais mencionados. Foram selecionados 10 concorrentes na área de Sustentabilidade e a Norte Energia saiu vencedora da disputa.
O assessor Socioambiental Bruno Bahiana comemorou a conquista.
“Estamos orgulhosos pela conquista desse prêmio, que é um verdadeiro reflexo do esforço contínuo e do compromisso da Norte Energia em criar e executar ações para o desenvolvimento sustentável e econômico da região e da população do entorno do empreendimento, porque entende que faz parte do seu propósito ser um agente de transformação e desenvolvimento do território onde atua.”
Sustentabilidade
Os mais de 100 planos, programas e projetos realizados pela Norte Energia na área Socioambiental e de Sustentabilidade são trabalhados em três pilares: geração de energia renovável, contribuição para a proteção e conservação da floresta e promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável. A abrangência das atividades revela o compromisso prático da companhia com os princípios ESG.
Um dos projetos da Norte Energia que ganhou destaque na avaliação foi a pesquisa inédita realizada para a reprodução em cativeiro de peixes nativos do Rio Xingu. A iniciativa explora as oportunidades para a criação de espécies da região, visando a geração de renda para as comunidades locais.
Na área de mobilidade, a companhia desenvolve estudos sobre a implantação de placas solares para movimentar embarcações. Ainda com relação ao transporte, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento atuou no estudo do primeiro corredor verde do Pará, que liga prédios da UFPA com autopostos para abastecimento de veículos elétricos.
No eixo relacionado ao desenvolvimento socioeconômico, o programa Belo Monte Empreende oferece uma jornada de oficinas e mentorias especializadas para que os participantes transformem modelos de negócios sustentáveis validados em empresas formais.
No Belo Monte Comunidade, entre as ações da empresa estão o Futebol Social, que oferece aulas gratuitas para mais de 900 jovens e crianças, além de cursos profissionalizantes para moradores não indígenas e indígenas da região do empreendimento.
No Projeto Encantos do Xingu, a Norte Energia leva para crianças e jovens ribeirinhos de três comunidades - Palhal, Paratizão e Ilha do Pedrão, aulas de canto, flauta e criação de vídeos. O objetivo é trabalhar habilidades na área cultural e no resgate e preservação da memória das comunidades ribeirinhas.
Já no Belo Monte Oportunidade, a Norte Energia formou 27 operadores mantenedores, com 35% de mulheres na turma.
Entre outros projetos de grande relevância para a região, ações na área de educação como o Permear – em que professores indígenas dão aula para professores não indígenas da rede pública do município, para capacitar o corpo docente sobre a temática étnico-racial – mostram o compromisso da empresa com o futuro e a melhoria da qualidade de vida na região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar