A Defensoria Pública do Pará vem cumprido sua missão de levar atendimento e serviços de forma gratuita a população, que necessita de uma atenção especial, facilitando assim, o acesso a serviços essenciais na vida de cada cidadão paraense. 

E para celebrar a marca histórica de 2 milhões de atendimentos realizados em 2023, a Defensoria Pública do Estado do Pará promove, no período de 21 a 23 de dezembro, das 8h às 14h, uma programação especial para a população de Bragança, no nordeste paraense. 

A ação cidadã, realizada em parceria com o Governo do Pará, vai ofertar serviços gratuitos de emissão de documentos e orientação jurídica nas orlas de Bragança e Ajuruteua. Durante o ato, também serão entregues oficialmente o Ônibus de Direitos, o Ônibus da Cidadania e mais cinco caminhonetes para as regionais do interior do estado. 

Entre janeiro e dezembro de 2023, a Defensoria Pública do Pará garantiu 2 milhões e 180 mil atendimentos. Em 2022, no mesmo período, a instituição finalizou o ano com 1,5 milhões de atendimentos. Isto representa um aumento de 37% no total de atividades realizadas. O defensor público-geral, João Paulo Lédo, acredita que as metas alcançadas refletem um trabalho desempenhado por muitas mãos, voltadas ao mesmo objetivo: garantir o acesso aos direitos para a população mais vulnerável. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

“Chegar aos 2 milhões de atendimentos é o resultado de um grande esforço coletivo na interiorização do nosso trabalho por todo o estado do Pará. Ampliamos completamente a frota de veículos, inauguramos mais de dez sedes e estamos fortalecendo o nosso corpo funcional com a chamada de mais servidores e defensores públicos aprovados nos concursos. É um grande orgulho e, vamos seguir com o trabalho para que, em 2024, possamos atingir metas ainda maiores”, afirma o gestor.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Garantir cidadania e acesso a direitos é missão fundamental da Defensoria Pública. Entre os milhões de atendimentos, o sentimento de gratidão pela instituição é comum entre os assistidos. Walmir da Costa, assistido que obteve seu tratamento médico renal por meio da instituição, falou sobre a felicidade em poder contar com a Defensoria na luta pelos seus direitos. “Foi muito importante ter a DPE me ajudando, porque se não fosse assim, não teria conseguido. Sou muito grato pela grande ajuda”, contou emocionado.

De acordo com um levantamento feito pela Corregedoria-Geral da Defensoria paraense, que analisou os últimos dez anos de atuação da instituição, a DPE-PA saiu de 503.903 atendimentos em 2014, para 2.180.651 serviços realizados em 2023. 

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Serviço:

Ação de cidadania alusiva aos 2 milhões de atendimentos

Data: 21 e 22 de dezembro

Local: Orla de Bragança 

Horário: 8h às 14h

Data: 23 de dezembro, às 16h

Local: Orla de Ajuruteua - Bragança/PA

Sobre a Defensoria Pública do Pará

MAIS ACESSADAS