plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUITAS OPORTUNIDADES

Praça da República: local de oportunidades empreendedores

Faça chuva ou sol, o domingo é marcado pela diversidade de produtos colocados à disposição dos visitantes desse espaço de Belém, de plantas e artesanato até livros e discos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Praça da República: local de oportunidades empreendedores camera Praça da República é ainda mais movimentadas aos domingos | (Foto: Wagner Santana)

Ponto certo de movimentação nas manhãs de domingo, a Praça da República é também local de oportunidades para quem empreende. Faça chuva ou sol, o domingo é marcado pela diversidade de produtos colocados à disposição dos visitantes, de plantas e artesanato até livros e discos.

Depois de passar 20 anos morando em Rondônia, o artista plástico paraense Ronald Silveira, 53 anos, retornou a Belém e encontrou na Praça da República a oportunidade que precisava para expor as peças produzidas ao longo da semana. “Eu já trabalho com Miriti e madeira há muito tempo, mas na praça estou há um ano, desde que eu voltei pra Belém”, conta. “Eu vi que a praça tinha esse movimento bom no domingo e que era uma boa oportunidade de venda e não falha. Todo domingo eu vendo alguma coisa aqui na praça”.

Mesmo que o clima tenha amanhecido nublado e propício à chuva na manhã de ontem (07), o movimento intenso de visitantes pelas calçadas da República se manteve, cenário favorável para quem depende do comércio. No caso da empreendedora Ádria Eanguas, 24 anos, a praça é o local onde ela consegue expor os produtos cosméticos naturais, biodegradáveis e feitos com insumos típicos da região amazônica, como a andiroba e o pracaxi.

“É um produto de revenda, mas que eu sempre agrego alguma coisa feita por mim, como as touças de cetim que eu produzo. Mas os cosméticos também são uma produção da nossa terra, produzida em uma fábrica localizada em Icoaraci”, conta a responsável pela marca Cantinho Verde. “São produtos muito bons, biodegradáveis, e é algo que já faz parte da minha rotina e que eu resolvi trabalhar para levar esse resultado para outras pessoas também”.

Conteúdos relacionados:

Ádria conta que, inicialmente, trabalhava com a venda dos cosméticos naturais no município de Castanhal, mas recentemente decidiu mudar-se para Belém e não teve dúvidas do local onde ela poderia levar o seu estande de vendas, a Praça da República. “Eu vim morar justamente perto da praça porque eu sabia que era um ponto bom para aproveitar a movimentação do domingo”.

MÚSICA

Em outro ponto da praça, o espaço recebe os estandes de diferentes trabalhadores que atuam com a venda de livros usados, discos de vinil e artigos relacionados à música, sobretudo ao rock. É justamente esse o universo de inspiração para as peças produzidas pelo empreendedor Isaac Reis, 53 anos.

Há cinco anos ele trabalha com serigrafia em camisas, bonés e eco bags. “A Praça da República é mágica porque tem itens que você só encontra aqui, aos domingos, você não encontra em outros pontos de comércio na cidade”, considera. “E as pessoas vêm sempre, pode estar chovendo ou fazendo sol, justamente porque a praça tem uma coisa diferente”.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Isaac conta que ele mesmo produz as peças que leva para comercializar na praça e a temática da música não é à toa. “Eu sou apaixonado por música e por isso é essa a temática que eu sempre trabalho. E isso também tem muito a ver com a praça, que de vez em quando tem apresentação cultural, tem eventos de poesia... praça é isso, a oportunidade de encontrar amigos que não via há anos e de encontrar coisas que você compra diretamente de quem produz e que você só encontra aqui”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias