plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
BELÉM 408 ANOS

União de esforços deve garantir uma Belém mais estruturada

Parceria dos governos federal e estadual vai transformar a capital do Estado com investimentos em diversas áreas, preparando a cidade para receber a COP 30, evento da ONU que ocorrerá em 2025.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia União de esforços deve garantir uma Belém mais estruturada camera Parque da Cidade, que está em obras, é o maior empreendimento urbano-paisagístico em Belém dos últimos 100 anos. | Paulo Cezar/Agência Pará

Belém comemora nesta sexta, 12 de janeiro, seus 408 anos de fundação com enormes expectativas pelo que está por vir. Com uma visibilidade poucas vezes antes vista, muito em função da confirmação de que sediará a 30ª edição da Conferência das Partes, a COP 30, no final de 2025, o mais importante fórum de discussão do planeta sobre mudanças climáticas, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital paraense se vê palco de um significativo número de intervenções principalmente em infraestrutura que, mais do que preparar a cidade para o grandioso evento, quer confirmar o mais importante município paraense como capital mundial do meio ambiente.

O anúncio oficial de que Belém irá sediar a COP 30, realizado em maio de 2023, destaca a floresta e as políticas de redução de emissões a partir da Amazônia na pauta principal do evento pela primeira vez, assim como o papel do Sul Global nas discussões climáticas. As preparações foram inclusive iniciadas ainda no ano passado, com a realização de programações como Diálogos Amazônicos, Cúpula da Amazônia, Conferência Internacional da Amazônia e Novas Economias, realizadas entre agosto e setembro no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

A agenda de eventos climáticos parece inclusive ter puxado outros eventos de caráter nacional para Belém. A Seleção Brasileira masculina de futebol estreou nas eliminatórias da Copa 2026 em jogo contra a Bolívia realizado no Mangueirão também em setembro, com lotação máxima no estádio. Depois de dez anos sem jogar na capital do Pará, o Flamengo vai jogar pelo Campeonato Carioca dia 31 de janeiro também no mesmo local. Belém será sede do Pré-Olímpico de Basquete Feminino em fevereiro.

Conteúdos relacionados:

A cantora paraense Joelma também escolheu a cidade para gravar uma parte de seu DVD no fim de 2023. O governador Helder Barbalho já falou publicamente que quer uma pré-COP em 2024 reunindo juventude, povos tradicionais e movimentos sociais. E esse calendário ainda deve ganhar mais e mais datas importantes - e lucrativas para diversos setores.

Legado

Ao mesmo tempo, governo federal, estadual e municipal seguem anunciando diversas medidas e iniciativas no sentido de garantir uma cidade preparada para receber milhares de visitantes do mundo inteiro para a COP 30, e que ficarão de legado para a população belenense.

Em novembro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), acompanhado dos ministros das Cidades, Jader Filho (MDB); de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos); do Turismo, Celso Sabino (União Brasil); do governador do estado, Helder Barbalho (MDB); e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), lançaram em Belém o plano de investimentos de quase R$ 23,2 bilhões pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, destinados somente ao Pará em 88 empreendimentos de áreas como infraestrutura, mobilidade, energia, segurança hídrica, sustentabilidade, saúde, educação e conectividade.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

À ocasião, Costa afirmou que, ao escolher o Pará para ser a sede da COP 30, o governo federal está colocando o estado no centro do debate global sobre meio ambiente e sobre o desenvolvimento sustentável.

“Isso dá uma visibilidade gigantesca, Belém será apresentada ao mundo inteiro e, portanto, temos de trabalhar de forma intensa para preparar para um evento dessa dimensão”, destacou o ministro. A previsão é que a capital receba cerca de 55 mil pessoas, de vários segmentos, para o evento.

União de esforços deve garantir uma Belém mais estruturada
📷 |Rodapé
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias