O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de entrada em uma Universidade Pública do Brasil. Todos os anos, são milhares de jovens estudantes que se inscrevem e fazem a prova com o objetivo de alcançar o ensino superior.

Nesta terça-feira (16), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai divulgar o resultado do Enem 2023. Para conferir a nota, os estudantes devem acessar a Página do Participante, realizar o login, e conferir o boletim de desempenho. Para quem fez as prova apenas para treino, o resultado só será divulgado em março. 

CONTEÚDO RELACIONADO 

Como acessar 

Para ter acesso ao boletim de desempenho, o candidato deve realizar o login na plataforma do gov.br. É preciso digitar o CPF e clicar em "Avançar". Lá, será possível encontrar o boletim de desempenho do Enem.

Para quem perdeu a senha, é possível recuperá-la ao clicar em "Esqueci minha senha", selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Concorrência 

Em 2023, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem. No entanto, 1,2 milhões não fizeram o exame, deixando a taxa de abstenção do exame foi de 32%.

O exame foi aplicado em novembro. O tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Quer mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

SISU 

Com o resultado do Enem, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dar vaga para os estudantes em Universidades e Instituições particulares do Brasil, vai abrir as inscrições a partir do dia 22 até o dia 25 de fevereiro. 

Este ano, pela primeira vez, o Sisu terá apenas uma seleção, a do início do ano. Serão ofertadas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino.

Além desse programa, o governo federal também garante o acesso de estudantes em universidades por meio dos programas Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

MAIS ACESSADAS