A Colômbia está enfrentando um desastre natural em algumas cidades do país sul-americano, que faz fronteira com o estado brasileiro Amazonas. 

Imagens registradas por moradores mostram os estragos e a destruição na província de Chocó por conta de uma série de deslizamentos de terra que atingiu a região na noite da última sexta-feira (12). 

O deslizamento ocorreu na via que liga as cidades de Medelín e Quibdó. Segundo informações das autoridades de Chocó, 37 pessoas morreram até o momento por conta do desastre. 

CONTEÚDO RELACIONADO 

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver a terra caindo de forma muito rápida e cobrindo carros e a vegetação. 

🌐 🗞 🇨🇴 Colômbia: deslizamento de terra em estrada deixou 11 mortos 30 feridos.

Medellín-Quibdó. pic.twitter.com/PaY2zkTPuu

— Flávio Barros 🗞 (@FlavioBBarros) January 13, 2024

Por meio de uma declaração no Twitter (X), a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, disse que a maioria das vítimas são crianças e lamentou a tragédia. 

 "Lamento profundamente a morte de 33 pessoas [a última atualização aumentou o número de vítimas para 37] nesta tragédia, a maioria meninas e meninos, segundo informes preliminares do território. Toda a nossa solidariedade ao departamento de Chocó e às famílias das vítimas", escreveu. 

En estos momentos continúan las acciones de búsqueda y rescate de las personas que permanecen atrapadas bajo el deslizamiento de tierra en la vía Quibdó-Medellín, en Carmen del Atrato.

Lamento profundamente el fallecimiento de 33 personas en esta tragedia, en su mayoría niñas y…

— Francia Márquez Mina (@FranciaMarquezM) January 13, 2024

A maior parte dos mortos foram encontrados sob escombros na via. Além de destruir a estrada, casas que ficam próximas foram arrastadas pela lama. Segundo relatos, algumas pessoas saíram dos carros e correram para se abrigar em uma residência, mas o deslizamento acabou atingindo tudo. 

Quer mais informações sobre o mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Os deslizamentos foram causados por conta das fortes chuvas que atingiram a região. Foram cerca de 24 horas de chuva sem parar. As Forças Armadas do país mobilizaram cerca de 50 soltados para a busca de corpos e tentar encontrar sobreviventes. 

MAIS ACESSADAS