No Brasil, pagar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para todos que possuem carros ou outros veículos. A cobrança do tributo já iniciou em boa parte do país. E neste ano, os brasileiros podem ter alguns descontos e a taxa final pode ficar mais barata. 

Segundo o IBGE, o preço de carros usados diminuiu cerca de 4,26% até o mês de novembro de 2023. Assim, o valor do IPVA também pode ser menor. 

CONTEÚDO RELACIONADO 

O cálculo da taxa do IPVA tem a mesma fórmula em todo o país. O valor do imposto, em boa parte dos estados brasileiros, é feito com base nos preços dos veículos. Assim, as alíquotas, que são aplicadas sobre o valor dos automóveis, variam, bem como as datas de vencimento, podendo ter descontos em caso de pagamento adiantado. 

Além disso, o IPVA também pode ser parcelado em até cinco vezes em alguns estados. Algumas pessoas ainda têm direito à isenção do imposto, como quem tem carros elétricos, pessoas com deficiência e veículos com mais de 10 anos de uso. No Pará, pessoas com distúrbio de Down também têm direito ao pagamento do tributo. 

Confira como será no Pará 

O Pará foi um dos estados que já divulgou as condições do IPVA em 2024. Para ônibus, micro-ônibus e caminhões, a alíquota será de 1%; para automóveis, caminhonetes e embarcações, a porcentagem é de 2,5%; já para as aeronaves, 0,5%. 

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Além disso, quem pagar a taxa à vista e não tiver multas nos últimos dois anos ainda pode ter desconto de 15%. Já para quem não foi multado no último ano, o desconto pode ser de 10%. Além disso, é possível ter outras opções de descontos, além de poderem parcelar em até três vezes. 

Pessoas com deficiência física, visual, mental, severa ou profunda, Síndrome de Down ou autistas; e veículos de entidades que tenham como objetivo o trabalho com pessoas com deficiência física, quando adaptados por exigência do órgão de trânsito, estão isentas do IPVA no Pará. 

MAIS ACESSADAS