A partir desta quarta-feira, 24, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando sobre o Brasil e influencia áreas do Sudeste, do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste do país.  

A ZCAS é um fenômeno climático que ocorre na região central do Brasil, caracterizado pelo encontro de nuvens de chuva provenientes da Amazônia com ventos do oceano Atlântico, afetando diretamente a população e as cidades.

No Norte, a previsão é de nuvens carregadas que crescem sobre quase toda a região por causa do ar quente e úmido. 

No centro, sul, leste e oeste do Pará, no Tocantins e no leste e norte do Amapá as pancadas de chuva podem ser fortes e a qualquer hora. 

Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece forte por várias horas e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

Conteúdos relacionados:

O alerta meteorológico para esta quarta-feira (24) é de chuva moderada a forte nas capitais: Belém, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Brasília,Salvador, Aracaju, Teresina, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Manaus e Macapá.

ALERTA

Na última sexta-feira (20), as fortes chuvas provocaram mortes no estado de São Paulo. Uma mulher de 60 anos, que estava na praia, morreu após ser atingida por um raio na cidade de Praia Grande (SP). Uma outra pessoa morreu em Sorocaba após ter seu carro arrastado pela enxurrada.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

No Rio Grande do Sul, o temporal que ocorreu na última terça-feira (16) e deixou quase 1 milhão de pessoas sem energia. Segundo o último boletim, divulgado pelo governo, mais de 30 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 53 mil clientes da RGE Sul continuam sem energia elétrica.

MAIS ACESSADAS