A cidade de Rio Maria, localizada no sudeste paraense, está em estado de calamidade pública após as fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias. Ontem, 29, o Rio Maria, que dá nome à cidade, acabou transbordando e deixou várias ruas alagadas em quatro bairros, impossibilitando o deslocamento dos moradores.
O início do ano letivo na rede municipal, programado para esta quarta-feira, 31, acabou adiado. As aulas foram suspensas a principio até o dia 8 de fevereiro, até que a enchente do Rio Maria diminua.
A Prefeitura está mobilizando todos os esforços para amenizar o impacto causado aos moradores, como a distribuição de refeições e água potável, além de providenciar a mudança das famílias que estão sendo diretamente atingidas. De acordo com a prefeita Márcia Ferreira, cerca de 350 famílias estão desabrigadas. A cidade tem pouco mais de 18 mil habitantes, de acordo com o censo do IBGE de 2022. "As chuvas têm caído desde quarta-feira passada, deram uma aliviada no sábado, mas recomeçaram no domingo à noite e continuaram até segunda-feira (29), por volta das 14h.
Conteúdos relacionados:
- Tempestades e chuvas intensas continuam, alerta Inmet
- Rio Inhangapi: homem morre após acidente de jet ski
Estamos passando um momento crítico, com estrada rompida e famílias desabrigadas", relatou a prefeita Márcia Ferreira.
Ela conta que já pediu apoio do Governo do Estado e também do Ministério das Cidades. "Nosso governador Helder Barbalho foi super parceiro e amanha (hoje) uma equipe da Defesa Civil já deverá estar na cidade. O ministro Jader Filho também garantiu o apoio e vai acionar a Defesa Civil Nacional.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar