Antes de pegar a estrada, a revisão veicular é ideal para prevenir falhas mecânicas e possíveis acidentes, além de garantir uma viagem segura. Segundo dados do “Atlas da Década de Ações para Segurança Viária”, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgados em 2022, defeito mecânico foi uma das principais causas de acidentes no país. De 2011 a 2020, foram registrados mais de 59 mil acidentes por falha nos veículos.

Ou seja, a revisão veicular é mais do que necessária para também garantir a segurança no trânsito. O supervisor nacional de compras e varejo da RR Pneus, Fábio Pontes, conta que, na semana que antecede o Carnaval, é comum que os condutores deem uma atenção maior ao assunto, já que muitos aproveitam o período para viajar.

Sendo assim, ele pontua os principais itens que devem ser revisados neste momento. “É preciso fazer uma revisão básica, verificar como está o estepe, as luzes do automóvel, o sistema de freios. Então é muito importante levar em uma oficina especializada para poder analisar adequadamente esses itens aí”.

Conteúdos relacionados:

Pontes ressalta que a revisão ou a não revisão do veículo impacta diretamente na experiência que o condutor pode viver durante a viagem. Isso porque, de acordo com ele, caso seja parado em uma blitz, por exemplo, e não esteja com os itens de segurança em dia, isso pode gerar multa.

“Agora pode acontecer situações mais graves como, por exemplo, um acidente. Você pode precisar de uma boa frenagem neste período de chuva e o pneu não está adequado, ou está com algum problema no sistema de freio. Então, por isso que sempre recomendamos fazer a revisão veicular antes de viajar, para não ser pego desprevenido”, pontua.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp 

Para quem for fazer longas viagens, Fábio Pontes destaca que o checklist deve ser obrigatório. Segundo ele, a revisão no sistema de freios continua sendo um dos pontos principais a serem verificados, assim como as luzes obrigatórias em um carro, que são a luz alta; luz baixa; luz de freio; luz indicadora de direção (seta); luz de marcha a ré; luz de neblina e a luz de posição (lanterna).

“É necessário verificar também o triângulo, se o estepe está cheio. Tem muita gente que não faz calibragem de estepe, mas é necessário ter um estepe bom quando você precisar. Então, para quem vai viajar para muito longe, pegar uma estrada muito longa, é recomendável verificar esses itens. Então, faça a revisão antes de viajar e, claro, dirija com cuidado, para evitar acidentes na estrada”, ressalta.

MAIS ACESSADAS