A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) chega na sua reta final, e a população tem até o dia 29 de fevereiro para receber a dose do imunizante. De acordo com a Secretaria Estadual de Estado de Saúde Pública (Sespa), a partir do dia 1º de março, não haverá mais doses disponíveis para o público. A meta é vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários, mas até o momento, a cobertura é de apenas 23%.
A vacinação contra a Influenza na região Norte começou no dia 13 de novembro de 2023, com a finalidade de proteger a população amazônica antes do período chuvoso. Em Belém, a cobertura vacinal também ainda não atingiu a porcentagem necessária para uma maior proteção contra a doença. O município esperava vacinar 518 mil habitantes, mas somente 120 mil belenenses foram protegidos.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Dez estados iniciaram a vacinação contra dengue em crianças
- Chikungunya: risco de morte persiste por até três meses
- Dengue pode causar hepatite e insuficiência renal
A enfermeira da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Lanna Xantipa, reforça a importância de receber a vacina. “Estamos um período mais suscetíveis às infecções, devido a circulação de muitas síndromes gripais. Por isso, estamos fazendo um apelo para que o público prioritário como as crianças, idosos, grávidas e pessoas com comorbidades compareçam às unidades e façam essa imunização”, disse.
PROTEÇÃO
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fátima, o movimento de pessoas em busca do imunizante foi grande durante toda a manhã de ontem (23). “Agora que estamos no inverno, a gente costuma gripar muito. Mas para evitar uma situação mais grave a gente precisa se proteger. Ainda mais ela que é pequena e também já precisa ir para a escola, onde muitas crianças acabam ficando resfriadas”, disse Marcela Veiga, tia da Ana Lu Sodré, de apenas 2 anos, que recebeu o imunizante contra a Influenza.
SHOPPINGS
Para atingir um maior quantitativo de pessoas, a Semas está abrindo neste sábado (24) os pontos estratégicos montados em shopping centers da capital. “Percebemos que nesses postos a adesão tem sido grande. Então, vamos disponibilizar esse dia todo para que mais gente possa aderir a campanha. Além disso, vamos também realizar uma ação nas feiras, onde há uma grande circulação de público”, contou a enfermeira da Sesma.
Quer mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além da vacina contra a gripe, serão disponibilizados os imunizantes contra a covid-19 (bivalente e Coronavac), para atender ao público, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
- Vacinas
- - Pfizer bivalente
- A Pfizer bivalente é exclusiva para grupos prioritários, a partir de 12 anos de idade. Deve ser tomada por idosos de 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, com intervalo de seis meses entre as doses.Os outros grupos prioritários devem observar o intervalo de um ano entre as doses: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.
- - Coronavac monovalente
- A vacina monovalente é direcionada a pessoas de cinco a 59 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal de duas doses.
- - Influenza
- A Sesma reforça que podem se vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mas segue o chamado também para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde como grávidas, puérperas, idosos (60+), trabalhadores da saúde e educação, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, policiais civis, bombeiros e forças armadas, motoristas e cobradores, portuários e caminhoneiros.
- A vacina de 2023 produzida pelo Instituto Butantan protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios, cuja circulação aumenta no período chuvoso, entre os meses de novembro e maio.
- Para vacinar é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto.
SERVIÇO
- Onde se vacinar
- Os imunizantes contra a Influenza estão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
- Nos pontos de Shoppings centers (Boulevard, Pátio Belém, Bosque Grão-Pará e Castanheira), o funcionamento será excepcionalmente neste sábado (24), de 10h às 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar