O contrabando de animais silvestres nas estradas do Brasil está sendo combatido cada vez mais, graças ao trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a ajuda da população. 

Na noite da última quarta-feira (13), a PRF realizou uma operação de fiscalização no quilômetro 300 da BR-230, em Novo Repartimento, Sudeste paraense, que resultou na recuperação de uma motocicleta com registro de roubo/furto, que estaria sendo utilizada para o transporte ilegal de pássaros silvestres.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Por volta das 18:30h, uma equipe da PRF abordou uma motocicleta sem placa de identificação. Durante a inspeção, foi constatado que o condutor e o passageiro estavam com duas gaiolas, cada uma contendo um pássaro silvestre da espécie Sporophila angolensis, popularmente conhecida como Curió. As aves não possuíam anilha nem documentação que comprovasse a legalidade de sua posse, o que configura crime ambiental, de acordo com as leis do IBAMA.

Após uma análise mais detalhada, foi descoberto que a motocicleta em questão tinha registro de roubo/furto, datado do mês de setembro de 2023, também em Novo Repartimento.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Diante desses fatos, os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitado, por estarem, em tese, envolvidos em crime ambiental. As aves resgatadas foram encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente de Novo Repartimento enquanto a motocicleta e o condutor foram levados à Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos cabíveis e estará à disposição da justiça. 

  

MAIS ACESSADAS