O Centro de Ciências e Planetário do Pará, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, é uma opção de lazer para todos os públicos. O local faz parte da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e tem o objetivo de disseminar conhecimentos de astronomia e ciências através de atividades lúdicas. Por lá, o público pode observar o universo e seus astros nas Sessões de Cúpula com formato hemisférico, além de presenciar experimentos físicos, químicos e matemáticos.
Todos os dias, exceto às segundas e domingos, o espaço conta com sessões de projeção do céu em uma sala redonda de teto côncavo, com destaque para sessão infantil durante os sábados. Ao final, os visitantes são encaminhados aos espaços de conhecimento nas áreas de química, física, biologia e matemática com experimentos práticos.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- Planetário retoma passeios pelo mundo do conhecimento
- Museu do Estado do Pará recebe exposição indígenas
“Aqui é um espaço de entretenimento, mas também de cultura e disseminação de ensino, a pesquisa e a extensão do que a gente desenvolve na universidade. A gente começa a apropriar-se do conhecimento sobre dúvidas que o público tem. No que diz respeito às ciências naturais, aqui acaba ampliando uma conscientização mais lúdica sobre cada uma dessas áreas porque eles conseguem ver na prática o que eles já conhecem na teoria na escola”, afirma o diretor de Centro de Ciências, José Roberto Silva.
VISITAÇÃO
Pela primeira vez, a família de Valéria Alcântara, 38 anos, visitava o Planetário do Pará. O passeio educativo foi uma ideia para estimular o filho de 4 anos, que já teve o primeiro contato com as questões do espaço. A “sessão de cinema” diferenciada na Cúpula do Planetário encantou toda a família, que pôde visualizar os astros.
Quer ler mais notícias sobre entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“Está sendo uma experiência bem diferente, eu não imaginava a estrutura que tem. Meu filho ficou bastante animado porque ele já foi ensinado sobre os planetas, em casa a gente também estimula a questão de como funciona o sistema solar. Para mim está sendo uma experiência única porque eu mesma ainda não tinha conhecimento bem aprimorado do que encontrei aqui”, disse a advogada.
A fisioterapeuta Lene Alves, 30 anos, também levou o filho para ter contato com os experimentos e observar o céu belenense. A ida ao Planetário reforçou a teoria vista em sala de aula pelo garoto. “Ele está muito encantado porque, vendo na prática tocando, com certeza vai fazer ele aprender muito mais do que somente a teoria da escola”.
SERVIÇO
- Visitação em dias da semana
- Terça a sexta: 8h30 às 12h/ 14h30 às 18h
- Visitação no final de semana
- Sábado: 8h30 às 12h
- Sessão de Cúpula (infantil): 9h
- Sessão de Cúpula (adulta): 11h
- Entrada: R$10 (inteira); R$5 (meia)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar