plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EXPECTATIVA

Presidência cria secretaria para colaborar na COP 30

Criação de estrutura para ajudar na organização do evento, ao lado do Governo do Estado e Prefeitura, foi oficializada ontem, pelo Diário Oficial

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Presidência cria secretaria para colaborar na COP 30 camera Belém tem uma série de obras em andamento para a COP 30, como o Parque da Cidade | FOTO: Marcelo Souza /Agência Pará

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula Da Silva, criou a Secretaria Extraordinária para ajudar na organização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025. O decreto nº 11.955, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta (20), e estabelece a estrutura do governo federal que vai atuar na organização do evento, juntamente com a equipe criada pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Com isso, a preparação para que a Amazônia seja sede da COP 30 está em curso e a partir de agora ganha uma coordenação central no âmbito do governo federal para, juntamente com o Governo do Pará, organizar, monitorar e impulsionar todas as ações governamentais, nas diferentes esferas. Segundo a coluna de Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, Valter Correia, atual diretor de Administração e Pessoas da DataPrev é quem deve ser nomeado secretário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A Secretaria Extraordinária vai fazer a articulação necessária entre o município-sede, Belém, o Estado do Pará e o governo federal, além de cuidar da interlocução com a Organização das Nações Unidas (ONU), a organização intergovernamental que promove a conferência do clima.

TRABALHO

Estão previstos 30 servidores no organograma da nova estrutura, entre comissionados e servidores efetivos. Todos estes cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e Inovação e serão remanejados em caráter temporário até a finalização dos trabalhos da Secretaria, prevista para ocorrer em junho de 2026.

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Antes mesmo da oficialização da cidade-sede, iniciamos o diálogo com o governador Helder e o prefeito Edmilson. O trabalho conjunto, organizado e com rápida tomada de decisão é definidor para o sucesso da realização deste megaevento ambiental”, disse ontem o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele lembrou que o presidente Lula, ao participar do anúncio oficial da capital paraense como sede da Conferência do Clima, assegurou o empenho do governo federal para a realização da COP.

O governo brasileiro quer mostrar ao mundo que a preservação da Amazônia significa “cuidar da biodiversidade, cuidar das pessoas que vivem na região, dar dignidade a todas elas, e garantir o papel central que a floresta tem no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas”.

Entre as competências da Secretaria Extraordinária, estão a coordenação das obras necessárias para a promoção do evento, a gestão de contratos, convênios e acordos, a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aéreo e a capacidade de carga turística.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias