plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESCASO

Ananindeua tomada pelo lixo. Veja os pontos mais críticos

A qualidade do conteúdo sobre o lixo no bairro Cidade Nova, em Ananindeua, é preocupante. Além de prejudicar a rotina dos moradores, o lixo acumulado causa mau cheiro e atrai animais.

Imagem ilustrativa da notícia Ananindeua tomada pelo lixo. Veja os pontos mais críticos camera Lixo e mato alto deixam espaço público insalubre. Situação se repete em outros lugares | FOTO: celso rodrigues

O lixo toma conta das principais vias do bairro da Cidade Nova, no município de Ananindeua. Ruas do bairro estão entulhadas com dejetos de todos os tipos, desde restos de construções até eletrodomésticos. O problema tem prejudicado a rotina dos moradores da região.

Na avenida Dom Vicente Zico, próximo a um supermercado, o lixo e o mato alto tomam conta da parte de dentro do canteiro em reforma. Mais à frente, o lixo ocupa a frente da antiga feira da Cidade Nova 4, onde o que é descartado do mercado é jogado em uma única caçamba ou mesmo no chão. Por lá, o odor de podridão é bem forte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Os entulhos tomam conta da travessa S.03 com a travessa We 40, na Cidade Nova 4. Restos de construção, lixo doméstico, galhos de árvores, móveis e eletrodomésticos tomam conta de pelo menos 1/3 de uma das pistas. É tanto lixo que atrapalha a vazão da água da vala que está empoçada, suja e com mau cheiro. Para passar pelo local só existem duas opções: disputar espaço com os carros no meio da pista de rolamento ou caminhar do outro lado da rua.

Segundo Laura Teixeira, de 27 anos, o problema teve início com a obra de um imóvel que fica em frente ao local de descarte. “Isso nos prejudica demais. Acumula muito lixo nesse canto e chama bicho, principalmente rato. Começou com bem pouco, agora já tem bastante, tem muito entulho, até televisão a gente vê aqui”, conta a vendedora.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O problema é o mesmo no início da Rua da Providência com a travessa We 16. É tão parecido que o material citado acima também é descartado lá, onde existe uma obra inacabada da Prefeitura de Ananindeua. O lixo também toma conta da lateral do muro da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ananindeua, bem próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Nova, na We 16.

Mais distante dali, na avenida Três Corações, os dejetos são descartados no espaço que deveria ser uma calçada. Segundo trabalhadores da área, o problema nunca é resolvido completamente.

“Todo tempo é assim. Pode limpar que os carroceiros vêm e jogam aí. Quando tinha um vigia por aqui eles nem encostavam. Eles jogam de tudo, já vi até cachorro morto ser deixado. Talvez se fizessem uma calçada eles paravam de jogar lixo porque os pedestres não têm por onde passar. Ainda tem esse cheiro que incomoda muito. Os moradores já fizeram abaixo-assinado, mas não adiante”, relatou José Rodrigues, de 65 anos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Seurb) informa que “realiza a retirada de entulho de logradouros públicos de forma periódica, sempre retornando aos mesmos pontos críticos, pois infelizmente a população continua despejando lixo de forma inadequada”. A nota diz que esta semana, a equipe de limpeza irá novamente aos endereços citados pela reportagem.

A Seurb orienta os moradores a entrar em contato pelo Disque Entulho (91) 98454-5576 - para saber como recolher esse material de forma regular sem precisar despejar em logradouros públicos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias