O presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, esteve em reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, buscando o respaldo do Governo Federal na implementação dos Bosques Municipais em diferentes regiões do Pará. Este encontro marca um avanço significativo na consolidação de uma nova categoria de Unidade de Conservação (UC) no Brasil, resultado da colaboração entre o Ideflor-Bio e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
A iniciativa está em conformidade com a Lei nº 766/2023, assinada pelo governador Helder Barbalho no final de 2023, estabelecendo a Política e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação no Pará. Esta legislação pioneira define diretrizes para a criação de novas áreas protegidas no estado, priorizando a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Dessa forma, os Bosques Municipais serão como uma solução de baixo custo e fácil implementação, sobretudo às áreas urbanas. Assim sendo esses espaços são concebidos para proteger a biodiversidade local, ampliar as áreas verdes e proporcionar áreas de recreação para os cidadãos.
Os primeiros municípios paraenses a prepararem para implementação dos Bosques Municipais são Palestina do Pará e São João do Araguaia. Ambos conduziram audiências públicas, engajando a comunidade no processo de planejamento e garantindo transparência e participação nas decisões.
"Estamos comprometidos em expandir essas áreas verdes por todo o estado, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável acessível a todos os municípios paraenses", afirmou Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio.
Nesse contexto, entra a importância do Ministério das Cidades, uma vez que irá contribuir para que o Ideflor-Bio busque fortalecer a implementação dos Bosques Municipais, por mio do fornecimento do suporte técnico e financeiro aos municípios interessados. A colaboração entre os governos estadual e federal visa estabelecer mais áreas verdes, impulsionando o turismo, o lazer e o bem-estar nas áreas urbanas.
Conteúdo Relacionado
- Jader Filho reforça necessidade de casas para famílias no RS
- Ministro Jader Filho se reúne para tratar da situação no RS
- Jader Filho anuncia repasse bilionário para obras no Brasil
O ministro Jader Filho ressaltou a importância dessa parceria para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, especialmente no Pará. "Os Bosques Municipais representam uma oportunidade de transformação da paisagem urbana, oferecendo espaços de convivência e preservação ambiental que beneficiarão toda a comunidade", declarou o ministro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar