Com o objetivo de discutir diversos temas e debates sobre os direitos das mulheres e os obstáculos enfrentados no acesso à justiça em casos de violência de gênero, a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica Nacional (ABMCJ Nacional), em parceria com a Coordenação ABMCJ Região Norte e a ABMCJ Comissão Pará, realiza nos dias 6 e 7 de junho de 2024, no Centro de Eventos Ismael Nery - Centur, o III Encontro Regional da ABMCJ Norte, em alusão aos 30 anos da Convenção de Belém do Pará.
A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, conhecida como Convenção de Belém do Pará, foi adotada pela Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1994 e ratificada pelo Brasil em 1995.
Considerada o acordo internacional mais importante sobre a violência contra mulheres, a Convenção define a violência contra mulheres, declara os direitos protegidos, aponta os deveres dos Estados-parte e cria mecanismos interamericanos de proteção.
Conteúdos relacionados:
- Governo do Pará inaugura centro de atendimento às mulheres
- Helder assina acordo para construção de hotel para COP-30
Para Symonne Filocreão, vice presidente estadual, o impacto mais significativo da Convenção de Belém do Pará na luta contra a violência de gênero no Brasil, "consiste que a Convenção definiu o conceito de violência contra a mulher que conhecemos hoje. É um marco legislativo internacional e que o Brasil se comprometeu a cumprir", declarou.
Com a ideia de ser direito das mulheres uma vida livre de violências, a Convenção propõe ações necessárias de prevenção, medidas punitivas e apoio jurídico e psicológico às vítimas e suas famílias.
"Acho importante destacar que a violência ocorre nos espaços públicos e privados. Inclusive nos espaços institucionais. Então o principal obstáculo é a ausência de educação em direitos das mulheres, para que elas consigam reconhecer as formar de violências (muitas silenciosas) que enfrentam e nem percebem", ressaltou Symonne Filocreão, vice presidente estadual
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O III Encontro Regional ABMCJ Norte acontece no Centur, em Belém, o mesmo local onde, há 30 anos, a Assembleia da OEA adotou a Convenção de Belém do Pará.
O evento visa discutir diversos temas e debates sobre os direitos das mulheres e os obstáculos enfrentados no acesso à justiça em casos de violência de gênero, relembrando e avaliando as conquistas para reposicionar as lutas.
PRÉVIA DA PROGRAMAÇÃO
- Dia 06/06/2024 (Quinta-Feira)
- Cerimônia e Conferência de abertura
- DIA 07/06/2024 (Sexta-Feira)
Painéis de diálogos:
- 1) Violência de Gênero, Interseccionalidades e Acesso à Justiça
- 2) Gênero e Justiça Climática
- 3) Educação para a Igualdade de Gênero
- 4) Políticas de gênero nas Instituições e Organizações da Sociedade Civil
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar