![Marinha do Brasil apreende três comboios de embarcações com madeira ilegal em Belém, PA, Imagem ilustrativa da notícia Marinha apreende comboios com cargas de madeira em Belém](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/860000/760x430/Design-sem-nome-70_00863001_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F860000%2FDesign-sem-nome-70_00863001_0_.png%3Fxid%3D2875630&xid=2875630)
Durante fiscalização de rotina nos rios da região, neste último domingo (09), a Marinha do Brasil apreendeu três comboios de embarcações que transportavam madeira, em Belém. O primeiro comboio, formado por um empurrador e três balsas, carregava cerca de 2.000m³ de toras de madeira, nas proximidades da Ilha das Onças.
O segundo era formado por dois empurradores e duas balsas carregadas com cerca de 1.000m³ de toras de madeira; e já o terceiro comboio era formado por dois empurradores e três balsas carregadas com cerca de 1.500m³ de toras de madeira, ambos nas proximidades do Furo do Carnapijó.
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Após a inspeção naval realizada nos três comboios, militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) constataram que todos apresentavam irregularidades que comprometiam a segurança da navegação. Verificou-se, dentre as irregularidades, que um dos empurradores não apresentava condutor habilitado nem documentos da embarcação, como a inscrição do empurrador; e, em todos os comboios, as balsas apresentavam excesso de carga. Os comboios foram apreendidos.
O primeiro comboio foi conduzido pela CPAOR para o porto Brucutu; o segundo, para o Distrito Industrial de Ananindeua; e o terceiro para Santa Bárbara do Pará. Foi solicitado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade que realizasse a conferência das cargas e demais ações cabíveis.
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A Marinha do Brasil coloca à disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagem instantâneas), para fazer denúncias e informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.
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