Na Semana do Meio Ambiente, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu o 1º Diálogo sobre Questões Climáticas e a COP 30, com o título "Não queremos o meio, precisamos do inteiro". O evento ocorreu na última quinta-feira (06), em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, e foi promovido pela 13ª Promotoria de Justiça de Santarém, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA.
A programação contou com debates relacionados à vida urbana e ao planejamento na cidade diante dos desafios ambientais e teve a participação de representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e poder público.
Na abertura, a promotora de Justiça Lilian Braga, titular da 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santarém, destacou os dois temas, que estão associados a procedimentos na promotoria, e a importância de compartilhar as questões com a comunidade santarena. “Tem sempre um questionamento a respeito das coisas que acontecem na cidade e se isso está conectado com o Plano Diretor, e hoje a gente traz essa conexão com a nossa realidade portuária, da pressão sobre a cidade. Outra discussão diz respeito à vida lá na nossa rua, na nossa casa, no nosso bairro, sobre o Plano Municipal de Arborização de Santarém e mudanças climáticas na cidade. A gente quer conversar sobre ele porque, às vezes, eu tenho a impressão de que tem muita gente que não sabe que esse plano existe”, disse a promotora.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A mesa “Projetos portuários na região de Santarém e o Plano Diretor da cidade” teve como palestrantes Heiby Sarrazin, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Bruna Balbi Gonçalves, da organização Terra de Direitos; Alexandre Chaves, pela Associação Comercial de Santarém; Yuri Santana, da FASE Amazônia; Aline Pinheiro, pela Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQs), e o vereador Big Kalahari, da Câmara Municipal de Santarém. Após as exposições, os participantes expuseram questões e relataram problemas na cidade, associados ao tema.
No período da tarde, o tema foi o Plano Municipal de Arborização de Santarém e Mudanças Climáticas na Cidade. Participaram Everton de Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará; Flora Aparecida de Almeida, da Secretaria Municipal de Educação; Francileno Rego, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fez a exposição do plano; Gisele Ramos, pelo Ideflor-Bio e Claudia Santana, pela Federação das Organizações Comunitárias de Santarém- Famcos.
Ao final foram feitos comentários e questionamentos aos integrantes da mesa, além de sugestões sobre a arborização e espaços verdes na cidade. A promotora de Justiça Lilian Braga concluiu enfatizando a importância das questões trazidas, incluindo o plano de arborização, que é novo e necessário. “Nós já temos na nossa cidade bolsões de calor, e a gente identifica que coisas que estavam muito longe da gente, já estão muito perto”, concluiu. A programação continua no dia 4 de julho, quando outros temas serão debatidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar