plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
KIT BORA ESTUDAR

Helder garante internet para escolas estaduais do Pará 

O governador Helder Barbalho anunciou o programa “Kit Bora Estudar” com antenas de internet via satélite para todas as escolas da rede estadual de ensino

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder garante internet para escolas estaduais do Pará  camera Programa anunciado pelo governador Helder possibilitará que 1.650 antenas sejam instaladas, além da garantia de manutenção e suporte | FOTO: MARCO SANTOS/AG PARÁ

O Governo do Pará segue com o trabalho focado para que a Educação no Estado avance com mais qualidade em todos os municípios e, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais um passo foi dado rumo a esse objetivo. Ontem, 10, o governador Helder Barbalho anunciou o programa “Kit Bora Estudar”, com antenas Starlink de internet via satélite para todas as escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino.

”O problema era como fazer com que cada escola do Estado do Pará pudesse ser um ponto de conexão e nós pudéssemos fazer com que o acesso, através da internet a este conteúdo, pudesse efetivamente acontecer e, no dia de hoje, nós alcançamos a marca de 100% das escolas do Pará conectadas à internet, por meio de um contrato que o Estado faz com a Starlink, que permitirá que cada escola possa ter uma antena da Starlink e com isso nós possamos estar com cobertura 100%”, destaca o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

“Quero fazer aqui um registro de agradecimento ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Tribunal de Contas do Estado, que promoveram um importante diagnóstico, apresentando o quanto precisávamos avançar neste sentido e hoje, estamos aqui para entregar esta política pública, garantindo que todas as escolas possam estar com conectividade, e claro, quando você conecta uma escola com a internet, você está permitindo que essa comunidade também tenha acesso à internet e consequentemente possa estar conectada à rede mundial de comunicação”, destacou Helder Barbalho.

Com internet de qualidade em alta velocidade, a primeira fase do programa “Kit Bora Estudar” contém antena Starlink e garante a manutenção e suporte contínuos para as escolas. Nesta primeira etapa, 894 antenas serão instaladas nas escolas prioritárias. Já na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O equipamento garante velocidade de 200mbs para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares.

Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Conforme o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, este é um momento histórico para a Educação. “Nós, professores, profissionais da Educação, temos que lembrar que nós já não vivemos mais sem a tecnologia e nós precisamos utilizar a tecnologia dentro da sala de aula. Se essa galerinha que está chegando já vem mais conectada, nós temos que nos formar. E aqui vai ter evento de formação muito forte para a gente apoiar”, destacou.

OPORTUNIDADE

Para o estudante Arthur Sampaio, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Dom Calábria, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), o “Kit Bora Estudar” vai mudar a rotina dentro da sala de aula, dando mais oportunidades de aprendizado.

“A expectativa está muito alta e boa para receber esse kit porque com o acesso à internet, muitos alunos que não têm internet em casa, não têm esse acesso em casa, vão poder acessar sites, vão poder ler ebooks on-line”, comentou.

Na Seduc, o Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEPA) é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, que é uma alternativa para atender estudantes que vivem em regiões remotas do estado e garantir que ninguém fique para trás.

Centro

Na segunda-feira (10), o Governo do Estado e a Seduc potencializaram o alcance e atuação do CEMEPA ao anunciar o envio de kits para mais de 180 novas salas, para levar o Ensino Médio para 180 novas localidades. Nas salas de aula, são instalados equipamentos como televisão, microfone, webcam, nobreak, notebook e armário, garantidos com o investimento do programa Kit Bora Estudar. Com o investimento, o CEMEPA mais do que dobra o número de localidades e de estudantes atendidos, passando a alcançar e beneficiar 314 localidades e 11,6 mil estudantes.

No município de Inhangapi, na Região de Integração do Guamá, os estudantes das turmas do Centro de Mídias da Educação Paraense da localidade Gleba Pernambuco, já receberam o Kit Bora Estudar e contam como a iniciativa tem melhorado e transformado a maneira de estudar. “Tem sido uma experiência ótima, eu aprendo bastante no dia a dia nos estudos. O kit chegou lá na escola e está ajudando muito, mudando nossa rotina de aprendizado. Por exemplo, quando ficamos em dívida, agora podemos pesquisar. A qualidade da internet é ótima, não trava, é ótimo”, avaliou a estudante Melissa Pantoja, da 2ª série do Ensino Médio da turma do Centro de Mídias da localidade Gleba Pernambuco

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias