Após passar por nove municípios do Estado, as caravanas realizadas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), para cadastro de famílias de baixa renda, no programa social “Água Pará”, ultrapassaram a marca de 6.700 atendimentos no primeiro semestre de 2024.
Uma vez inseridas no programa, as famílias têm uma parte da conta de água paga pelo Governo do Pará. O valor disponibilizado para cada família corresponde ao consumo de 20 mil litros de água. “O programa ajuda às famílias beneficiadas a economizarem e pagarem uma conta de energia, gás, e até na compra de alimentos para a minha família”, conta a dona de casa, Edenilde Barbosa, de Santarém.
RELACIONADAS:
- Lei garante 50% na tarifa de água para famílias baixa renda
- “Água Pará”: veja como solicitar gratuidade na conta de água
Além da cidade de Santarém, no oeste paraense, a caravana da Cosanpa pela região do Baixo Amazonas também passou pelo município de Itaituba, com mais de 1.950 famílias atendidas. Foram realizados 6.781 em 20 caravanas que percorreram os municípios de Vigia, Castanhal, Marabá, Capitão Poço, Santa Maria do Pará, Belém e Ananindeua.
Para o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior, o resultado é parte do compromisso da Companhia de desenvolver iniciativas que promovam o acesso à água e à qualidade de vida para toda a população. “O benefício entregue pelo Governo do Estado, por meio do Água Pará, dá a essas famílias, o acesso contínuo a um recurso essencial, como a água. Ao mesmo tempo, essas famílias conseguem direcionar o valor que seria pago nas contas para outras despesas importantes para melhorar a qualidade de vida, como alimentação, educação e saúde”, destaca José Fernando.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
PARCERIAS
Neste ano, uma das estratégias para ampliar o número de famílias beneficiadas com o Água Pará é a realização de atendimento em diferentes ações do Governo do Estado e uma parceria com outros órgãos da sociedade. Moradora do bairro Condor, em Belém, Luciene Santos garantiu a inscrição no programa social, no início do ano, em uma das ações do Governo do Pará nos Bairros. “O programa vai me ajudar no dia a dia. Vou poder economizar o dinheiro para a nossa cesta básica. É uma oportunidade que temos que aproveitar”, conta Luciene.
Paulo Cavalcante atua como diretor de Mercado da Cosanpa e ressalta a importância de novas oportunidades e parcerias para chegar aos clientes. “Se nos derem um cantinho, estaremos lá para atender e cadastrar a maior quantidade possível de famílias no Água Pará, ampliando o acesso a este benefício”, complementa Paulo Cavalcante.
PARA ENTENDER
- Como receber?
- Para receber o benefício do Programa Pará, é preciso ser cliente da Cosanpa e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) como baixa renda, com o mesmo CPF de vínculo à Companhia. A solicitação para inserção no Água Pará pode ser feita por meio das Caravanas ou nas Lojas de Atendimento, a partir da apresentação de documentos pessoais que comprovem os critérios anteriores, além de cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar