A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) realiza, nesta quinta-feira (18), no shopping Bosque Grão Pará, uma ação de conscientização sobre as hepatites virais, pela programação do Julho Amarelo. Haverá palestras e estandes voltados para o cuidado com a saúde das pessoas. Julho é o mês da luta contra as hepatites virais.
A hepatite é uma doença silenciosa e considerada potencialmente grave, com risco evolutivo para cirrose, câncer de fígado e até necessidade de transplante do órgão. Entre as ações deste dia estão: aferição de sinais vitais; teste rápido de hepatite; orientações gerais sobre saúde; autoteste de HIV.
Conteúdos relacionados:
Das 10h às 20h, ações diversas nos estandes, como testes rápidos de hepatites e de HIV, medição de sinais vitais e orientações; 17h às 19h, apresentação de voz e violão com Pepe Souza; 19h30 às 20h, palestra sobre Hepatites Virais: formas de prevenção e tratamento, com a participação dos médicos Rafael Garcia, Paulo Farias e Débora Onuma.
Sintomas das Hepatites Virais:
As hepatites virais podem variar em sintomas e gravidade, mas existem alguns sinais comuns. A hepatite A (HAV) geralmente causa mal-estar, dor abdominal, náusea, vômito, febre, icterícia (pele e olhos amarelados), coceira e alterações na urina e fezes.
Quer saber mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
A hepatite B (HBV) pode ser assintomática ou causar fadiga, febre, dor abdominal e icterícia. A hepatite C (HCV) muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode levar à cirrose. A hepatite D (HDV) tem sintomas semelhantes aos da hepatite B, enquanto a hepatite E (HEV) é semelhante à hepatite A. É importante lembrar que alguns casos podem ser assintomáticos, tornando os exames médicos essenciais para o diagnóstico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar