O verão exige uma alimentação saudável e equilibrada. É o que garante a nutricionista do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), Izabela Aquino. De acordo com a profissional, de modo geral, alimentos in natura devem ser priorizados durante o verão amazônico.
Izabela Aquino ainda explica que as mudanças de temperatura implicam no metabolismo do corpo humano. “O que podemos entender é que a mudança de clima muda a nossa rotina. Há estudos que afirmam que, neste período, o apetite tende a reduzir, muito pelo cansaço, fazendo com que deixemos de nos alimentar adequadamente”, pontua.
LEIA MAIS:
- Praias de Belém que estão impróprias neste verão!
- Verão seguro: alerta sobre brincadeira de soltar pipas
- PRF alerta para número de 13 feridos e 8 mortes nesse verão
A nutricionista reforça que é importante manter uma boa alimentação no verão, claro, assim como uma boa hidratação, já que o verão amazônico demanda energia e as pessoas costumam transpirar mais. “Quando pensamos no verão, o nosso principalmente, é necessário que tenhamos uma alimentação equilibrada com bastante líquido e nutrientes, pois perde-se com a alta sensação térmica”, afirma.
Para considerar o que significa ter uma alimentação saudável, a profissional usa como referência o ‘Guia Alimentar’ do Ministério da Saúde (MS), e pondera que a palavra-chave sempre será ‘equilíbrio’.
“É super simples, basta equilibrar a ingestão de frutas, legumes, carnes mais magras e, quanto mais natural, melhor. Por exemplo, se você tiver que escolher entre a ingestão entre suco e refrigerante, prefira o suco. Entre o suco e a fruta, prefira a fruta”, comenta.
Os alimentos que devem ser priorizados, segundo a nutricionista, devem ser pensados dentro da rotina alimentar. No café da manhã, além do tradicional café com pão, pode-se adicionar uma fonte de proteína como ovos, frutas ou queijo. Já no almoço e jantar, a adição de saladas é uma boa opção. “Ingerir legumes e folhagens nas refeições é uma pequena mudança que já faz diferença e é muito importante”, disse.
Izabela Aquino ressalta que a equipe de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, mesmo fora do período de veraneio, desenvolve planos alimentares que incluem frutas e verduras durante a internação.
“À tarde geralmente é mais quente, então a gente oferece sucos, frutas e evita aquele café da tarde. Tentamos sempre manter a alimentação balanceada. Inclusive, este mês realizamos ação de orientação com as crianças e os pais, colocando as frutas em espetinhos, sobre a relevância da alimentação e hidratação. São abordagens que fazemos e queremos passar para que eles façam também quando estiverem em casa”, conta.
Dicas de alimentação no verão
l Privilegie no verão são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação. “Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite maionese caseira e molhos prontos. Dê preferência ao azeite, limão, vinagre. É importante se atentar à quantidade de frutas consumidas: a orientação é ingerir de 3 a 4 porções por dia”, alerta a nutricionista;
l Prefira os cereais integrais que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais, arroz e massas integrais ao invés do tipo branco; consuma gorduras vegetais (azeite, óleo de canola e soja), que combinam com as preparações de verão e são mais saudáveis que as gorduras de origem animal, porém, devem ser consumidas com moderação;
l As carnes magras são as mais indicadas nesta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis. O ideal é optar pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carnes vermelhas magras. Por outro lado, evite as carnes de aves com pele, carne de porco e carnes com gordura aparente. Quanto à forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas;
l Ao invés das sobremesas doces, opte por sugestões mais refrescantes nestes dias quentes de verão, como, por exemplo, frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são: sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, flans, frozen, smoothies e gelatinas;
l Modere o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.
Fonte: Hospital do Coração
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar