A educação é uma ferramenta essencial para que crianças, adolescentes e jovens possam conquistar um futuro promissor. Pensando nisso, o Governo do Pará tem investido no desenvolvimento educacional do Estado visando promover conhecimento e um ensino de qualidade para a população paraense.
Nesta quarta-feira (12), o governador do Pará Helder Barbalho e o secretário de Estado de Educação Rossieli Soares anunciaram dados sobre o resultado do Pará na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O anuncio ocorreu no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém.
De acordo com o resultado, o Pará teve o melhor resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "Saímos do 26º para o 6ª lugar do ranking nacional do ensino médio. Parabéns aos alunos, aos professores e a todos os profissionais da rede de educação do Estado. Estamos juntos!", afirmou o governador.
Veja a postagem:
🏆 ORGULHO!!! 🎓 O nosso Pará teve o melhor resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Saímos do 26º para o 6ª lugar do ranking nacional do ensino médio. Parabéns aos alunos, aos professores e a todos os profissionais da rede de educação do…
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) August 14, 2024
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estabeleceu desde 2019 uma agenda prioritária nos 144 municípios para reverter o cenário educacional. Durante a atual gestão, foram concretizadas, entre outras ações, o combate à evasão escolar; aquisição de material didático, físico e digital; intervenções pedagógica para melhoria da aprendizagem; reforço escolar; inserção do componente curricular Educação Ambiental; de projetos financeiro e de convivência; escolas de tempo integral e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos, além da reestruturação física de 147 escolas estaduais em todas as regiões.
Os investimentos contemplam ainda programas de bonificação para estudantes e servidores da rede pública estadual de ensino.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Helder anuncia pagamento de precatórios do Fundef
- Demora na divulgação de repescagem da UFPA adoece estudantes
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino.
O Ideb é um indicador nacional, que possibilita o monitoramento da qualidade do ensino pela população, por meio de dados que devem ser utilizados na construção de políticas públicas. O Índice é calculado pela taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Os dados de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. A avaliação da educação é realizada a cada dois anos, e as metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar