plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COP-30

Seduc discute sustentabilidade ambiental com grupo da ONU

Reunião teve como objetivo discutir conferência infantojuvenil que acontecerá em 2025

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Seduc discute sustentabilidade ambiental com grupo da ONU camera Reunião foi com o Instituto Alana e um grupo da ONU | Eliseu Dias / Ascom Seduc

O Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, reuniu na tarde desta terça-feira (10) com um grupo da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Instituto Alana.

A reunião teve como objetivo dialogar sobre a 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC) - a I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima - “Reflorestando Mentes”, programada para 2025, em Belém.

“Hoje, tive a oportunidade de me reunir aqui com duas relatoras da ONU que são importantes na preparação para a COP. Uma é Direitos Humanos e Mudanças Climáticas, a outra lá mais relacionada com a vida saudável e ambos os temas super importantes. Falamos da Conferência Infanto Juvenil, falamos do protagonismo do Estado Pará em seu único estado com educação ambiental e o quanto que a gente pode enriquecer esse debate com a participação dos nossos professores, dos nossos jovens, dos nossos estudantes, que é fundamental. E foi muito legal poder discutir com as relatoras desses documentos, a gente vai trabalhar junto com elas também”, disse Rossieli Soares, titular da pasta.

Na oportunidade, o secretário de Educação também falou sobre implementação da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima: a maior iniciativa do Brasil, que conta, inclusive, com o componente curricular de Educação Ambiental ofertado de forma obrigatória para todas as etapas de ensino da rede estadual paraense.

Um dos principais objetivos dessa política é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental.

“O Pará e o Brasil vão ser os lugares onde acontecerá a COP 30 no próximo ano, é muito importante conhecer como o Estado está se preparando. O envolvimento das crianças e adolescentes é muito importante para a formação", disse ⁠Astrid Puente, relatora especial da ONU de Direitos Humanos e um Ambiente Saudável.

Participaram do encontro Elisa Morgera, relatora especial da ONU de Direitos Humanos e Mudança Climática; ⁠Astrid Puente, relatora especial da ONU de Direitos Humanos e um Ambiente Saudável; Ana Cifali, do Instituto Alana; ⁠Letícia Carvalho, assessora internacional da Alana, e Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental, na Seduc.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

A Conferência

Uma iniciativa da Seduc alicerçada em um dos eixos prioritários da Lei Nº 9.981/2023, que implementou a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. A conferência reforça um dos principais objetivos dessa política, que é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental. Com a realização da Conferência, os estudantes da rede pública estadual do Pará são incentivados a buscar conhecimentos a respeito da agenda ambiental, para serem jovens amazônidas engajados nas discussões propostas durante a COP 30.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias