Em 2024, o mercado de trabalho formal no Estado do Pará segue em ascensão. De acordo com o estudo produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) realizado com base nos dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, do Ministério do Trabalho, mais da metade dos 144 municípios paraenses registraram um aumento na criação de vagas de emprego formal.
A pesquisa revela que, no balanço acumulado de janeiro a agosto de 2024, em todo o Pará, o comparativo entre contratações e desligamentos apresentou os seguintes números: ao longo do período, houve um total de 333.318 admissões, enquanto os desligamentos somaram 295.987, resultando em um saldo positivo de 37.331 postos de trabalho.
No total, 107 municípios, correspondendo a aproximadamente 74% do total, demonstraram crescimento na criação de empregos formais, enquanto os outros 37 municípios, representando cerca de 26%, sofreram perdas no número de postos de trabalho formais.
Dos municípios do Pará que apresentaram aumento no emprego formal, Belém, a capital, se destacou com um saldo positivo de 11.900 novas vagas de trabalho. Canaã dos Carajás também teve um desempenho notável, com 3.727 postos de trabalho criados; seguidos por Marabá, com um acréscimo de 2.575 empregos; Castanhal, com 2.448; e Parauapebas, que somou 1.945 novas oportunidades.
Quer ler mais notícias de Emprego? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Everson Costa, supervisor técnico do Dieese/Pará afirma que uma significativa parcela da recuperação do mercado de trabalho se dá pelas contratações nos setores de construção, comércio, mineração de projetos, obras hospitalares, iniciativas de agenda pública e lazer. Ele destaca que o agronegócio no Pará se destaca como um grande exportador, ressaltando que o estado possui o segundo maior rebanho do Brasil. Além disso, ele prevê que, ao final do ano, se o ritmo continuar, o Pará deverá registrar um saldo positivo de 40 mil empregos.
Everson Costa também analisa a distribuição e o movimento dos empregos formais nas 12 Regiões de Integração (RI) do Pará. “De acordo com os dados obtidos até agora (Jan/Ago), todas as RI apresentaram um incremento na criação de empregos formais. A RI do Guajará se destaca, alcançando um saldo positivo de 15.375 vagas, seguidas pela RI do Carajás, com 8.254 novos postos, e pela RI do Guamá, que adicionou 3.489 empregos”, conclui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar