O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) deu início ontem ao processo de embarque e distribuição das urnas que serão utilizadas no 1º turno das Eleições 2024, abrangendo tanto a capital quanto os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides. Esse processo seguirá até este sábado (05).
A operação de embarque e distribuição é realizada em duas fases, seguindo a seguinte trajetória: todos os equipamentos são direcionados do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas, situado no bairro Coqueiro, em Ananindeua, até a sede da Cosanpa, que também se encontra na mesma área. As urnas permaneceram nesse local durante a noite e, hoje (04), serão levadas para os locais de votação previamente estabelecidos.
Conteúdos relacionados:
- Propaganda eleitoral gratuita no Rádio e na TV chega ao fim
- Pará vai aderir Lei Seca no domingo de votação. Entenda!
Tiago Neves, responsável pelo Núcleo Gestor de Urnas, detalha como funciona a distribuição e a segurança nas zonas eleitorais. “Estamos realizando o embarque das urnas nos veículos que irão se dirigir aos locais de votação na Região Metropolitana de Belém. O embarque está ocorrendo hoje [ontem] porque temos um grande número de veículos e, além disso, as escolas normalmente liberam os espaços a partir de amanhã [hoje] para a montagem das seções eleitorais. É importante ressaltar também que é uma questão da segurança”, esclarece.
Ao todo, foram encaminhadas 4.530 urnas para esses pontos, utilizando 48 veículos, incluindo caminhões, automóveis e vans. “Hoje [ontem] a gente está embarcando 2.419 urnas, que correspondem somente ao município de Belém, e amanhã [hoje] a gente vai estar embarcando 2.111 urnas para o resto de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides”, finaliza Tiago Neves.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A operação segue rigorosos protocolos de segurança visando proteger a integridade das urnas e assegurar a confiabilidade do processo eleitoral. A logística conta com equipes especializadas e é supervisionada de forma detalhada por agentes encarregados da segurança.
Números
4.530
Urnas serão utilizadas na capital e nos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides.
2.419
Urnas foram embarcadas ontem somente para Belém. Outras 2.111 serão levadas hoje para o resto de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.
TRE lança cartilha com informações sobre o dia da Eleição
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), disponibiliza às eleitoras e aos eleitores uma cartilha com várias orientações que podem ser utilizadas no próximo domingo (6), quando ocorrerá a votação do 1º turno das Eleições de 2024.
Com 18 páginas, o material no formato PDF foi elaborado pela OJE e contém informações gerais com as dúvidas mais comuns do eleitorado incluindo tópicos como: eleições e o voto, acessibilidade e inclusão; a justificativa eleitoral; propaganda eleitoral e, pensando nas zonas eleitorais do interior do estado, informações relacionadas ao transporte e à alimentação de eleitores no dia da votação.
A cartilha “Dia da Eleição - Tudo o que você precisa saber” pode ser acessada no site oficial do Tribunal (tre-pa.jus.br) na aba “Eleições” localizada no topo da página principal, no campo “Eleições 2024”, “Informações gerais”, “Dia da Eleição - Tudo o que você precisa saber”.
O assessor da Ouvidoria, Rodrigo Valdez, explica que a elaboração da cartilha é uma ação prevista no Plano Integrado de Eleições (PIE2024) e traz informações práticas referentes ao dia da votação propriamente dito, como se preparar antes de ir votar, o que levar ao sair de casa, etc.
“No PIE 2024, havia uma ação da Ouvidoria para criação da cartilha que informasse às eleitoras e aos eleitores as principais questões relacionadas às dúvidas, aos direitos e aos deveres no dia das eleições. Então, nessa cartilha, mostramos tudo que se precisa saber sobre a obrigatoriedade do voto, quem está impedido de votar, informações sobre os documentos que se precisa levar, como fazer a consulta ao local de votação, além de temas ligados à acessibilidade e inclusão.
Segundo Valdez, a cartilha também traz tópicos específicos para o eleitorado das regiões mais afastadas, onde é comum ocorrer situações como o transporte de eleitores.
“Por último, também falamos aos eleitores do interior ou locais mais distantes onde não há seções eleitorais próximas, sobre transporte e alimentação de eleitores, o que e que não pode, o que não é fornecido e o que pode ser fornecido pela Justiça quando solicitada”, pontua o assessor.
E mais...
Orientações
- No domingo da votação, 6 de outubro, Valdez ressalta que a Ouvidoria Judicial Eleitoral estará disponível no número 148 para atendimento e orientação aos eleitores no horário das 7h até o encerramento da votação, às 17h, recebendo as reclamações e possíveis denúncias que envolvam a Justiça Eleitoral, as seções e os colaboradores do TRE dentro dos locais de votação.
- A assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense, Bertha, segue disponível para atendimento via WhatsApp no número (91) 3346-8000 para tirar as principais dúvidas dos eleitores.
- Para acessar a cartilha online ou fazer download do material, use o link abaixo: https://abrir.link/abNca
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar