Às véspera das eleições municipais em todo o Brasil, eleitores se preparam para ir às urnas e decidir o futuro de suas cidades pelos próximos 4 anos. Muitos aproveitam o momento para acompanhar o resultado das últimas pesquisas e avaliar com mais ênfase as propostas dos candidatos.
Uma nova pesquisa, divulgada neste sábado (5) pelo Instituto Acertar, mostra o candidato Igor Normando (MDB) liderando a corrida para a Prefeitura de Belém com 47% dos votos válidos - aqueles conferidos a um candidato, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa do Instituto Acertar foi encomendada pelo DIÁRIO DO PARÁ e registrada no TSE e no TRE/PA sob o número 08773/2024. O resultado deixa Igor com folga em relação aos demais candidatos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Igor Normando tem 43% e Éder Mauro 22% nas intenções de voto
- Justiça suspende Fake News contra Igor Normando
Em segundo lugar, o Delegado Éder Mauro está com 24%, seguido de Edmilson Rodrigues, com 10%; Thiago Araújo, com 9%; Jefferson Lima, com 8%; Delegado Eguchi, com 1%; e Raquel Bricio 0%, Ítalo Abati 0% e Well 0%.
Igor Normando lidera a disputa com 37% das intenções de voto na pesquisa espontânea, onde os entrevistados citam os candidatos sem serem apresentados a uma lista. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa anterior, também realizada pelo Instituto Acertar e divulgada em 6 de setembro, mostra que o candidato emedebista teve um crescimento de 14%. Na pesquisa passada, ele já havia subido de 10% para 23%, atingindo agora 37%. O segundo colocado, Éder Mauro (PL), que anteriormente cresceu de 10% para 14%, alcançou 19% nesta última pesquisa, enquanto Edmilson Rodrigues manteve-se com 8% das intenções de voto espontâneas.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
11 PONTOS A MAIS PARA IGOR NORMANDO
Na pesquisa estimulada, onde os nomes e partidos dos candidatos são apresentados aos eleitores, Igor Normando registrou um crescimento de 11 pontos percentuais desde a pesquisa de 6 de setembro, subindo de 32% para 43%. Éder Mauro, por sua vez, teve um aumento de apenas 1 ponto percentual, ampliando a diferença entre os dois para 21%. Já Edmilson Rodrigues apresentou uma queda, passando de 13% para 9%.
Outros candidatos também registraram variações. Jefferson Lima (Podemos) caiu 1 ponto percentual, passando de 8% para 7%, enquanto Thiago Araújo (Republicanos) teve leve alta, subindo de 7% para 8%. O Delegado Eguchi (PRTB) manteve-se com 1% das intenções de voto, e os demais candidatos não foram mencionados pelos entrevistados.
Já em um possível segundo turno, Igor Normando venceria as eleições com 62% dos votos contra 28% de Éder Mauro. Se o oponente for Edmilson Rodrigues, Igor estaria com 71% dos votos contra 13% do atual prefeito.
PESQUISA
A pesquisa foi registrada no TSE e no TRE/PA sob o número 08773/2024, em conformidade com o art. 33 e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, a Resolução nº 23.600/2019, o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2012, além de outras normas que regulamentam o registro e a divulgação de pesquisas de opinião pública relacionadas a eleições ou candidatos.
A coleta de dados ocorreu entre 29 de setembro e 03 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Foram realizadas 1.200 entrevistas pelo Instituto Acertar, contratado pelo Diário do Pará Ltda.
CONFIRA OS GRÁFICOS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar