As ações sociais, de diversos órgãos e entidades, são marcas reincidentes nesse período de Natal e Ano Novo. Afinal, a solidariedade é o maior e melhor “presente”, sobretudo a quem precisa, num momento em que trocas de presentes são evidentes.
Foi nesse sentido que o projeto social, “Futuro Brilhante”, promoveu a 11ª edição do Natal Solidário para a comunidade quilombola Guajará Mirim, que fica no município de Acará, nordeste do Pará, no último sábado (14).
Além da distribuição de 150 brinquedos, a ação foi marcada para a promoção de saúde, educação e lazer aos moradores da vila Cruzeirinho, realizadas por estudantes, profissionais e voluntários de diversas área que integram o projeto. Dessa forma, ao longo do dia, mais de 30 consultas médicas foram realizadas na comunidade.
Conteúdos relacionados:
- Pará terá cota para indígenas, negros e quilombolas
- Quer atrair dinheiro? Veja como banhos de ervas podem ajudar
Entre os destaques, esteve a palestra educativa sobre prevenção ao câncer de pele, ministrada por estudantes de medicina da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) Brazil – UFPA, em parceria com médicos voluntários.
Outro momento importante foi o "escovódromo", organizado pela Liga Acadêmica de Odontopediatria do Pará (LAOPED/UFPA), e as brincadeiras para as crianças, promovidas pelos alunos da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Neuropediatria da UEPA (LATONEP).
O líder comunitário Joelson Cunha destacou a importância do evento para a qualidade de vida dos moradores. “O Futuro Brilhante traz não só alegria, mas também atendimento e educação. Esse projeto preenche lacunas importantes que ainda existem na saúde e na vida das crianças da nossa comunidade”, afirmou.
Na realidade, o Natal Solidário já se tornou uma tradição na comunidade, como mencionou Daniele Cunha, mãe de quatro filhos. “Desde a primeira edição eu venho e trago meus filhos. Quando começou, eu tinha apenas um filho, agora tenho quatro e continuo participando. É um dia muito esperado pelas crianças, que ficam ansiosas pelo Papai Noel”, contou emocionada.
A professora Edma Nascimento também ressaltou o impacto do evento. “A comunidade inteira se engaja e se organiza para esse momento especial. As crianças ficam empolgadas, esperando o Papai Noel e tudo o que o dia traz de aprendizado e alegria. Isso realmente faz a diferença para todos nós”, afirmou.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A ação contou com o apoio de instituições como o Tribunal de Justiça, a Associação dos Magistrados (AMEPA), a BASE Produtos Construtivos, escritórios de advocacia e ligas acadêmicas de diversas universidades.
Futuro Brilhante
O projeto foi criado em 2014, com foco na prevenção da violência sexual infantil. Além das ações natalinas, o projeto realiza mensalmente atividades educativas com crianças de 6 a 9 anos, como palestras, jogos e oficinas.
Também promove a doação mensal de kits escolares para crianças em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o vínculo com a educação formal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar