plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SOLIDARIEDADE

Projeto social atende comunidade quilombola do Acará

Programação incluiu distribuição de presentes, mas também serviços de saúde que totalizaram mais de 30 consultas médicas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto social atende comunidade quilombola do Acará camera Uma das ações na comunidade foi promover o "escovódromo" | Foto: Daleth Oliveira

As ações sociais, de diversos órgãos e entidades, são marcas reincidentes nesse período de Natal e Ano Novo. Afinal, a solidariedade é o maior e melhor “presente”, sobretudo a quem precisa, num momento em que trocas de presentes são evidentes.

Foi nesse sentido que o projeto social, “Futuro Brilhante”, promoveu a 11ª edição do Natal Solidário para a comunidade quilombola Guajará Mirim, que fica no município de Acará, nordeste do Pará, no último sábado (14).

Além da distribuição de 150 brinquedos, a ação foi marcada para a promoção de saúde, educação e lazer aos moradores da vila Cruzeirinho, realizadas por estudantes, profissionais e voluntários de diversas área que integram o projeto. Dessa forma, ao longo do dia, mais de 30 consultas médicas foram realizadas na comunidade.

Conteúdos relacionados:

Entre os destaques, esteve a palestra educativa sobre prevenção ao câncer de pele, ministrada por estudantes de medicina da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) Brazil – UFPA, em parceria com médicos voluntários.

Outro momento importante foi o "escovódromo", organizado pela Liga Acadêmica de Odontopediatria do Pará (LAOPED/UFPA), e as brincadeiras para as crianças, promovidas pelos alunos da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Neuropediatria da UEPA (LATONEP).

O líder comunitário Joelson Cunha destacou a importância do evento para a qualidade de vida dos moradores. “O Futuro Brilhante traz não só alegria, mas também atendimento e educação. Esse projeto preenche lacunas importantes que ainda existem na saúde e na vida das crianças da nossa comunidade”, afirmou.

Na realidade, o Natal Solidário já se tornou uma tradição na comunidade, como mencionou Daniele Cunha, mãe de quatro filhos. “Desde a primeira edição eu venho e trago meus filhos. Quando começou, eu tinha apenas um filho, agora tenho quatro e continuo participando. É um dia muito esperado pelas crianças, que ficam ansiosas pelo Papai Noel”, contou emocionada.

A professora Edma Nascimento também ressaltou o impacto do evento. “A comunidade inteira se engaja e se organiza para esse momento especial. As crianças ficam empolgadas, esperando o Papai Noel e tudo o que o dia traz de aprendizado e alegria. Isso realmente faz a diferença para todos nós”, afirmou.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A ação contou com o apoio de instituições como o Tribunal de Justiça, a Associação dos Magistrados (AMEPA), a BASE Produtos Construtivos, escritórios de advocacia e ligas acadêmicas de diversas universidades.

Futuro Brilhante

O projeto foi criado em 2014, com foco na prevenção da violência sexual infantil. Além das ações natalinas, o projeto realiza mensalmente atividades educativas com crianças de 6 a 9 anos, como palestras, jogos e oficinas.

Também promove a doação mensal de kits escolares para crianças em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o vínculo com a educação formal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias