plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SUSTENTABILIDADE

200 famílias de agricultores recebem kits fertilizantes em Mosqueiro

Cerca de 200 famílias de agricultores em Mosqueiro recebem kits de fertilizantes para promover o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 200 famílias de agricultores recebem kits fertilizantes em Mosqueiro camera Ação faz parte do programa Territórios Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). | (Jader Paes/Agência Belém)

Muitas pessoas trabalham tem a natureza como principal fonte de renda e alimentação, por isso o solo tem que estar sempre bem cuidado.

Cerca de 200 famílias de agricultores da ilha de Mosqueiro, em Belém, receberam, na manhã desta quarta-feira (26), kits com três tipos de fertilizantes. A ação fez parte do programa Territórios Sustentáveis, que promove o desenvolvimento sustentável no campo e o apoio técnico aos produtores rurais.

O Territórios Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) nas ilhas de Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O convênio entre Sedap e Sedcon tem como objetivo a aquisição de insumos e serviços para fomento às ações de assistência técnica aos agricultores vinculados ao programa. Com a aquisição desses fertilizantes, os agricultores contemplados poderão implantar seus Sistemas Agroflorestais (SAFs), conforme preconizado pelo programa.

Esses agricultores já receberam acompanhamento técnico, preparo de área, calcário, sementes e mudas para plantio. A entrega dos fertilizantes representa a conclusão dessa etapa, consolidando as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de suas atividades agrícolas.

“Quando o plantio é feito com produtos adequados, a colheita é muito melhor e assim, ajudamos a fomentar a agricultura familiar, especialmente nas ilhas de Belém. Já estivemos na ilha de Cotijuba, semana passada, na qual entregamos 71 kits de fertilizantes a agricultores locais”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.

O prefeito, Igor Normando, e o vice-prefeito, Cássio Andrade, marcaram presença na entrega e destacaram a importância do fomento à agricultura familiar. “Cada agricultor daqui recebeu um kit no valor de cerca de R$ 500. Essa parceria do Governo do Estado e Prefeitura é fundamental para desenvolver a economia local”, destacou o vice-prefeito, Cássio Andrade.

“Tenho certeza que com essa parceria, entre Prefeitura, Governo e comunidade, a gente vai muito mais longe. Lanço aqui um desafio: o de superar obstáculos e fazer com que 30% do que é produzido na área rural de Belém vá para a merenda escolar, garantindo, assim, uma alimentação saudável para nossas crianças e a sustentabilidade da economia produtiva”, ressaltou o prefeito Igor Normando.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Qualidade no plantio

Com os kits de três tipos de fertilizantes, os agricultores contemplados poderão incrementar o processo de plantio com adubo de qualidade. “Essa ação é fundamental para desenvolver nosso trabalho. Agora, sim, vamos ter mais qualidade na nossa produção de cupuaçu, açaí, banana e legumes”, disse o agricultor José Augusto Barroso, 54 anos.

“Quem aprende a plantar com os próprios pais, não tem acesso a conhecimentos técnicos e estrutura para um bom plantio. Através do Territórios Sustentáveis, temos a devida orientação e apoio com insumos para uma produção de qualidade”, revelou a agricultora Gerlany Oliveira, 44 anos.

Os agricultores contemplados com os kits de fertilizantes , em Mosqueiro, foram de cinco cooperativas e assentamentos: Paulo Fonteles, Martires de Abreu, Chico Mendes, Copan e Elisabeth Teixeira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias