
A igreja católica da capital paraense está animada com expectativa da chegada do novo arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Belém, dom Júlio Akamine.
Durante o anúncio feito na manhã desta sexta-feira (7), o arcebispo da cidade, dom Alberto Taveira, celebrou a comunicação do papa Francisco, que aceitou o pedido do ordenado pela nomeação de dom Júlio, vindo da Arquidiocese de Sorocaba.
Leia também
- Papa Francisco nomeia arcebispo coadjutor de Belém
- Quem é dom Júlio Akamine, o novo arcebispo coajdutor de Belém?
- Saiba como será a sucessão na Arquidiocese de Belém
O planejamento se fez por conta da proximidade do aniversário de 75 anos de dom Alberto, idade na qual ele deve se afastar das funções atuais, de acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 401 – §1).
"Eu julguei oportuno pedir que nós tivéssemos um arcebispo coadjutor, até que, no tempo adequado, o papa aceite a minha renúncia. O objetivo foi muito claro: que a arquidiocese não tenha uma vacância de poder", justificou ele.
Quer receber mais notícias de Belém e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Dom Alberto também conta que recebeu o anúncio na última quarta-feira (5), a Quarta-feira de Cinzas, com grande alegria no coração. Além disso, ele desejou votos de boas-vindas a dom Júlio, que recebeu a nomeação de arcebispo coadjutor também com alegria.
Segundo o arcebispo, a posse de dom Júlio Akamine tem previsão para ocorrer em maio deste ano, pois o mesmo também recebeu a notícia nesta semana. Agora, o paulista terá dois meses para seguir os compromissos acertados e se desligar das funções atuais para vir à Belém.
Confira o pronunciamento completo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar