
A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, em Belém, que tem a tradição das novenas às terças-feiras, durante o período da Quaresma recebe ainda mais católicos, especialmente para a confissão.
“A Semana Santa é um momento muito importante para toda a Igreja Católica, pois nos prepara para a nossa maior celebração, que é a Páscoa, representando a ressurreição de Jesus e sua vitória sobre a morte. Durante essa semana, vivemos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, especialmente no Tríduo Pascal, que abrange a quinta-feira, a sexta-feira e o sábado santo”, diz o padre Ezequiel Bridi, vigário paroquial.
O padre comenta que, nesse período, muitas pessoas buscam confissões, a ponto de a igreja organizar um mutirão para isso. “Na Semana Santa, nos preparamos para a Páscoa. E durante a Páscoa, o convite da Quaresma, que dura 40 dias, é ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’. Assim, a conversão está ligada à confissão. Nós nos arrependemos dos erros que cometemos e decidimos seguir um novo caminho ao lado de Cristo. Isso significa deixar de lado as ações negativas e acolher as boas. A ressurreição representa uma luz poderosa que não pode ser ofuscada por trevas”.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Maria de Fátima, que tem 60 anos, participou da celebração e compartilhou que a Semana Santa é um período muito significativo para ela. “A preparação para a Semana Santa traz uma grande responsabilidade para nós católicos. Como dizem, não é apenas um feriadão, são dias santos. Minha avó costumava dizer que esses eram dias importantes da Semana Santa. Cada dia deve ser vivido como um dia santo, mas o início da Semana Santa é realmente especial. Sentimos em nossos corações o chamado de Deus para refletir e conversar. Estarei presente em quase todas as celebrações, pois faço parte da paróquia São Francisco de Assis, no Tapanã. Mas às terças-feiras gosto muito de participar da novena aqui no Perpétuo Socorro”, conta.
Rosa Cavalcante, 65 anos, compartilhou que se dedica ao máximo na preparação para a Semana Santa.
“É um momento muito especial e bonito, em que buscamos nossa paz. Para poder transmitir essa paz aos outros, primeiro preciso tê-la dentro de mim. É fundamental orar, rezar e cantar, pois a música ajuda a afastar as energias negativas. Eu realmente amo cantar. Esses dias são muito significativos”, explicou.
Programação
- 16 abril (quarta-feira) - Confissão e Missa nas Comunidades, às 16h. (N. Sra. Aparecida Jesus Misericordioso e N. Sra. dos Navegantes).
- 17 abril (quinta-feira) - Missa da Ceia do Senhor, às 19h.
- 18 abril (sexta-feira santa) - Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 08h às 14h; confissões na Matriz, das 09h00 às 12h00; celebração da Paixão do Senhor, às 15h; procissão do Encontro, às 17h; último dia da Via-Sacra, às 20h.
- 19 abril (sábado) - Vigília Pascal, às 20h; confissões das 09h às 12h00.
- 20 abril (domingo) - Missa da Ressurreição do Senhor, às 19h (no domingo pela manhã e tarde haverá celebração normal nas comunidades).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar