plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CHEFES DA FAMÍLIA

Pará tem quase 1,4 milhão de mulheres chefiando a família

Levantamento mostra que os lares chefiados por elas são a maioria no estado e que 820 mil mulheres recebem até um salário mínimo por mês

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará tem quase 1,4 milhão de mulheres chefiando a família camera Em 2024, o Pará é 9º em domicílios chefiados por mulheres, com 48,91%. | Freepik

O Pará ocupou o 9º lugar no ranking dos estados brasileiros em domicílios chefiados por mulheres no ano de 2024 - ou seja, quase 1,4 milhão (48,91%) delas estão à frente do sustento da casa, segundo análise do Dieese/PA divulgada ontem, 6, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do 4º trimestre do ano passado. O estado ficou um pouco abaixo do percentual nacional, de 51,66%, e da região Norte, de 50,03%.

Ainda no balanço regional, embora o Pará registre o maior quantitativo absoluto de mulheres na chefia dos seus domicílios, em outra análise, tem o menor percentual do Norte - o Amapá apresentou a maior relação percentual de mulheres no comando dos lares, com 53,99%, mesmo tendo um dos menores quantitativos, de cerca de 149 mil.

Entre outubro e dezembro, período da análise que norteia o levantamento, em toda a região Norte, o total de domicílios chefiados por mulheres aumentou para 3,1 milhões, cerca de 4,91% a mais que o registrado no período anterior. No caso do Pará, este mesmo total aumentou em 8,69%, com um total de 1.389 milhões de lares. Neste cenário, o estado obteve um crescimento muito maior do que a média regional (4,91%) e nacional (2,21%).

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A PNAD contínua do IBGE indica que, no Pará, são cerca de 3,9 milhões de trabalhadores ocupados, sendo cerca de 2,3 milhões de homens (equivalente a 60% da ocupação paraense) e pouco mais de 1,5 milhão de mulheres (cerca de 40% restante). Além desta diferença de gênero na ocupação, o estudo indica mais de 820 mil mulheres recebendo até um salário mínimo por mês como renda do trabalho, ou seja, mais da metade das mulheres ocupadas no Estado.

“Temos um painel de indicadores que reflete um cenário precário de acesso ao mercado de trabalho por parte da mulher amazônida, da mulher paraense. Sabemos que nossa região tem contrastes e baixas em relação aos indicadores de educação, acesso à qualificação, e para além disso, tem uma questão estrutural do machismo, da falta de oportunidade. São mais de 3,9 milhões que fazem a economia do Pará. Entretanto, mesmo as mulheres sendo inclusive numericamente um pouco a mais em relação aos homens, de acordo com o último Censo, isso não significa que podemos falar em um mercado igual, já que temos uma proporção de 40-60”, analisa o supervisor técnico do Dieese/PA, Everson Costa.

“Quando a gente olha o rendimento salarial, são mulheres que, por mais que tenham mais estudo, mais qualificação, dupla função de pai e mãe, ainda não ganham salários equiparados. E olha que isso é lei, funções iguais, salários iguais. Mas na realidade, a diferença chega até 30% para os mesmos cargos - e se não tiver fiscalização, aí pode ser até maior”, aponta o estudioso.

Pará tem quase 1,4 milhão de mulheres chefiando a família
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias