
Diversas homenagens foram realizadas nesta sexta-feira (18), no campus Guamá da UFPA, em Belém, durante o velório dos estudantes da instituição que morreram em um acidente de ônibus ocorrido na quarta-feira (16), no interior de Goiás. Três corpos foram levados à UFPA no fim da tarde, quando foi iniciado um velório coletivo. Um outro velório, no campus de Altamira, foi realizado para o motorista Adenilson Militão, que dirigia o micro-ônibus dos alunos.
O veículo seguia em direção ao Congresso Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Goiânia, quando foi atingido por uma carreta na BR-163, próximo ao município de Talismã (GO). Quatro pessoas morreram na hora, duas seguem internadas em estado grave e oito já receberam alta hospitalar.
Conteúdo relacionado
- Tragédia na BR-153: corpos de estudantes da UFPA chegam a Belém para velório coletivo
- Acidente com ônibus da UFPA: corpos são transportados e chegam em Belém nesta sexta, 18
- Três estudantes feridos em acidente seguem hospitalizados
A assessoria de imprensa da universidade evitou dar detalhes sobre o sepultamento, mas, dois estudantes — Leandro Souza Dias, acadêmico de Farmácia, e Ana Letícia Araújo Cordeiro, acadêmica de Pedagogia — seriam enterrados hoje (19), na Região Metropolitana de Belém. Já Welferson Campos Alves, acadêmico de Produção e Multimídia, será levado para Limoeiro do Ajuru, sua terra natal, nas primeiras horas deste sábado, onde será sepultado.
O estudante Benielson Campos, primo de Welferson, destacou a importância da trajetória do parente. “O meu primo, meu irmão, trilhou um caminho maravilhoso, que foi o caminho da possibilidade de pensar em ocupar os espaços que muitas vezes nos foram negados”, afirmou.
Carol Martins, integrante da Unidade Popular — organização estudantil da qual os três estudantes faziam parte — ressaltou a convivência próxima com as vítimas. “É uma perda irreparável. Pessoas únicas, que vão fazer muita falta para a gente. É difícil ainda pensar que amanhã eles não vão estar aqui conosco. Acho que todo mundo tinha uma relação diferente com eles, mas a falta que vão fazer será profunda para todos”, disse.
Gregório Alves, estudante de Farmácia e amigo de Leandro Dias, relembrou o compromisso do colega com a educação. “Ele era uma pessoa muito querida, um aluno dedicado. Era alguém preocupado com o futuro da educação, com as condições dos estudantes dentro da universidade, e por isso era bastante admirado. Foi uma perda irreparável”, declarou.
O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, esteve presente no início do velório. Agradeceu às autoridades que possibilitaram o rápido traslado dos corpos e destacou o impacto da tragédia na comunidade universitária. “A gente está sempre muito junto, muito próximo, se encontra quase todos os dias, dialoga, faz debates. Então, é um momento muito forte, é um momento de muita dor”, ressaltou.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
OPERAÇÃO
Em operação conjunta, a Polícia Científica do Pará e a Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram na manhã desta sexta-feira (18) o traslado dos corpos dos três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do motorista da instituição, de Goiás até Belém.
Na Base Aérea de Belém, familiares mais próximos aguardaram a chegada. O avião pousou por volta de 12h45. Os familiares acompanharam a transferência de custódia para o diretor-geral da PCEPA, Celso Mascarenhas, e a colocação dos caixões nas viaturas de remoção. O comboio com os corpos dos três estudantes se dirigiu à sede da Polícia Científica, enquanto o corpo do motorista seguiu, no mesmo avião, para Altamira, no oeste paraense, onde sua família reside.
Os familiares foram recebidos no auditório da Polícia Científica do Pará para o procedimento final de liberação dos corpos por uma equipe multidisciplinar. Os corpos dos jovens foram liberados por volta de 14h45, e seguiram para o velório.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar