
Após quase três anos de atrasos e negligência estrutural na gestão anterior, o prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou uma série de ações para finalizar as obras da Feira do Guamá antes da realização da COP-30, evento internacional previsto para novembro de 2025. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (08) durante reunião com representantes da feira.
Entre as principais medidas de urgência, o prefeito destacou o aumento no número de trabalhadores para dar celeridade às obras. "Vamos aumentar de 32 para 50 homens o contingente responsável pelas obras da feira", afirmou Normando. O objetivo é acelerar a reforma da estrutura do local, com ênfase na troca do telhado danificado, que já registrou incêndios devido à estrutura de madeira, além de resolver problemas críticos como a instalação elétrica de alto risco e os frequentes alagamentos que causam transtornos na Travessa Mucajás.

Conteúdos relacionados:
- Belém: Nova Tamandaré atinge 94% de obras executadas
- BRT Metropolitano começa a funcionar em outubro
- Pará faz 1º transplante de medula para tumor sólido no Norte
A obra da Feira do Guamá, que já havia sido objeto de críticas pela falta de conclusão e pelo desperdício de recursos públicos, está sendo tratada com prioridade pela atual administração. “São quase três anos de atraso. Usaram dinheiro e não acabaram. Quero resolver esse problema”, disse o prefeito, ao destacar a importância de finalizar a reforma e melhorar as condições da feira para os feirantes e consumidores.
Além das ações emergenciais, o plano inclui a criação de uma comissão de fiscalização, composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), da empresa responsável pelas obras e três permissionários da feira. O objetivo é garantir um acompanhamento transparente e eficiente do andamento dos serviços.
O prefeito também se comprometeu a melhorar a segurança e a limpeza do entorno da feira, ações essenciais para proporcionar um ambiente mais seguro e organizado tanto para trabalhadores quanto para o público. Embora a entrega oficial das obras esteja prevista para antes da COP-30, Normando se mostrou otimista e afirmou que a gestão vai tentar entregar a feira antes do Círio, reforçando o compromisso de atender às demandas dos trabalhadores locais.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O compromisso de concluir a reforma da Feira do Guamá, um dos principais centros comerciais de Belém, é visto como uma importante medida para a cidade, especialmente com a proximidade de grandes eventos, como o Círio de Nazaré e a COP-30. A expectativa é que as melhorias tragam mais segurança e infraestrutura para o local, beneficiando diretamente a economia local e a qualidade de vida da população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar