
Enquanto Belém se prepara para sediar um dos eventos climáticos mais importantes do planeta, a COP30, marcada para novembro de 2025, a cidade começa a colher os primeiros frutos concretos dessa oportunidade histórica. Mais do que uma conferência internacional, a realização da COP na capital paraense tem acelerado uma série de obras estruturantes que prometem deixar um legado duradouro para a população — em especial, no que se refere à infraestrutura verde e à valorização dos espaços públicos urbanos.
Um desses marcos é a inauguração do Parque Linear da Nova Doca, um dos destaques da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita ao Pará, que começa nesta quinta-feira, 2 de outubro, na Ilha do Marajó, e segue com compromissos na capital paraense até sexta-feira (3).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Aeroporto de Belém conclui obras de modernização para a COP30
- Lula visita o Marajó, Belém e inaugura Parque Linear da Nova Doca
A obra do parque integra o conjunto de investimentos voltados à macrodrenagem, requalificação urbana e resiliência climática em Belém — e será inaugurada por Lula no final da tarde de quinta-feira, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, da vice-governadora, Hana Ghassan, e do ministro das Cidades, Jader Filho, após uma série de vistorias em obras ligadas diretamente à estruturação da cidade para receber a COP30.
Antes de chegar à capital, o presidente inicia o dia em Breves, na Ilha do Marajó, com compromissos locais, e retorna a Belém no início da tarde. Às 16h, está prevista uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Una, ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, evidenciando o foco em obras de saneamento como parte da estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas e melhoria da qualidade de vida.
Em seguida, Lula visita o Porto Futuro II, onde estão localizados o Museu das Amazônias, o Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação — todos parte do eixo temático da COP30, voltado ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. A inauguração do Parque Linear da Nova Doca acontece às 18h30, durante uma cerimônia que também incluirá anúncios de novos investimentos em drenagem urbana, reforçando o compromisso com a modernização e sustentabilidade da cidade.
Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Um novo espaço para Belém e para a COP30
O Parque Linear da Nova Doca representa uma das principais intervenções urbanísticas em curso na capital paraense, com recursos vinculados aos preparativos da COP30. Localizado em uma área estratégica da cidade, o parque foi concebido para aliar lazer, mobilidade e meio ambiente, com estruturas de drenagem inteligente, áreas verdes, ciclovias e espaços de convivência — tudo isso em harmonia com a paisagem urbana e os princípios de adaptação climática.
A obra também simboliza a integração entre infraestrutura e justiça ambiental, um dos pilares da próxima conferência do clima, que busca mostrar ao mundo soluções sustentáveis vindas do coração da Amazônia.
Com as visitas e inaugurações desta semana, o governo do Pará, ao lado do governo federal, reforça que a COP30 não será apenas um evento de duas semanas, mas sim um catalisador de transformações duradouras, capazes de elevar Belém a um novo patamar de infraestrutura urbana, consciência ambiental e protagonismo internacional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar