
Estamos em contagem regressiva para o Círio 2025, festividade em Belém que é marcada pela presença de uma multidão de pessoas na cidade. Com uma sequência de eventos como o traslado para Ananindeua e Marituba na sexta-feira (10), a romaria rodoviária e Trasladação no sábado (11) e o Círio no domingo (12), é preciso ficar atento às condições climáticas nestes dias de celebração à Nossa Senhora de Nazaré.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, Sidney Abreu Oliveira, o calor vai predominar nos dias 10, 11 e 12, com temperatura máxima de 34º no horário da tarde, em torno das 15h e tempo predominante com nuvens no céu. A percepção de calor fica evidente nestes dias com a sensação térmica podendo atingir 39º. A temperatura mínima vai marcar 23º pela madrugada nos dias 10, 11 e 12.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Vídeo: guarda de Nazaré tropeça e quase derruba imagem peregrina
- Círio 2025 e COP30: Belém recebe maior fluxo de turistas com aeroporto ampliado
- Arquidiocese de Belém fala sobre novas regras de casamentos
"O clima vai ser predominantemente com formação de poucas nuvens pela manhã, sendo que estas vão se desenvolver mais fortemente pela tarde, podendo ter pancadas de chuvas rápidas e isoladas em pontos da cidade no final da tarde ou pelo início da noite", explica o meteorologista. Ainda de acordo com Sidney Abreu, as chuvas podem também vir acompanhadas de rajadas de vento.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
CHUVA RÁPIDA NA TRASLADAÇÃO
A ocorrência de chuvas nestes dias veio após um período de bloqueio de precipitações da faixa norte do Pará, onde a capital paraense está localizada. Abreu comenta que o mês de setembro foi marcado com baixa intensidade de chuvas e que na semana passada, houve a quebra deste bloqueio devido à maior interferência vinda do oceano, por meio da umidade que se adicionou às altas temperaturas na região.
"Por conta desta previsão do tempo, não fica descartada, por exemplo, a possibilidade de chuva rápida durante a Trasladação. Por conta do calor que se faz ao longo do dia, as nuvens se formam mais intensamente de tarde, trazendo mais chances de chover", frisa Sidney Abreu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar